sexta-feira, 16 de março de 2018

Projeto ‘Viva a Leitura’ volta com meta de superar 5 mil livros em 2018

Um dos projetos de incentivo à leitura mais bem-sucedido em Petrolina, no interior de Pernambuco, iniciou na tarde desta quinta-feira (15) a temporada 2018. Integrado por 350 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto ‘Viva a Leitura’, do Plenus Junior, busca este ano superar a marca dos 5.384 livros lidos em 2017. No evento de abertura, as crianças recitaram poemas e lembraram a pais e professores o poder de transformação da literatura.

A coordenadora da iniciativa, Claudia de Souza, explica que o ‘Viva a Leitura’ existe há mais de 15 anos, valorizando mais a qualidade do que a quantidade de obras lidas.  Segundo a professora, os alunos pegam um livro na biblioteca, levam para casa, leem e, a cada 15 dias, debatem com os coleguinhas; posteriormente, é feito fichamento da história e uma reflexão sobre as lições aprendidas. “A leitura é um universo, e a partir do momento que você lê, você adquire o conhecimento necessário para a vida”, disse.
Os resultados obtidos pelo projeto não se resumem aos números. De acordo com a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, embora a pesquisa do Ibope feita para Ministério da Educação, em 2017, tenha revelado que os estudantes do colégio leem mais que os demais alunos das escolas públicas e privadas do país (uma média de 17,48 por estudante e bem superior à média nacional de 4,96), o maior êxito do ‘Viva a Leitura’ é o visível gosto que os pequenos têm adquirido pelos livros. “Já no início do ano letivo, nossas crianças estão procurando a biblioteca para escolher novas obras ou suas histórias favoritas”. Sílvia também aproveitou para elogiar as apresentações das crianças. “Elas mostraram toda a dedicação que será empregada durante o ano”, comentou.
Destacando-se como o pequeno apresentar do evento, por sua desenvoltura na leitura, Julião Vitor Vieira, de 7 anos, arrancou elogios dos professores e colegas e emocionou seus pais, Cícera Vieira e Jorge Cavalcanti. “Desde os dois aninhos que nós o incentivamos a ler. Julião está no Plenus desde muito pequeno e sempre participou do ‘Viva Leitura’. Vê-lo lá na frente, lendo e se apresentando do jeito que ele fez só nos enche de orgulho”, afirmou Cícera, emocionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário