quinta-feira, 15 de março de 2018

FENAGRI 2018 é lançada em Juazeiro

O setor agrícola de Juazeiro (BA) é responsável por uma importante parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Foi com sua contribuição que em 2017 a cidade subiu para o primeiro lugar no ranking das que mais geraram emprego com carteira assinada na Bahia. Não é à toa que o prefeito Paulo Bomfim lançou oficialmente na noite desta quarta-feira (14), no Vaporzinho, a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI 2018), a maior da América Latina.

Além do prefeito de Juazeiro, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária e coordenador geral do evento, Tiano Félix; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), Paulo Fernandes; o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Semiárido), Pedro Gama; o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Nascimento; o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Cointeiro; a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Thiara Ribeiro; além de líderes de sindicatos, produtores e jornalistas.
A 27ª edição da FENAGRI será realizada de 11 a 14 de julho, no Juá Garden Shopping, e tem uma estimativa de público de 40 mil pessoas, entre delegações estrangeiras, empresários agrícolas e representantes institucionais e comerciais de todo o país.  A expectativa da coordenação é movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios neste ano. Na programação estão previstas diversas atrações. Na agenda, seminários, oficinas, visitas técnicas, minicursos, rodadas de negócios e exposições de produtos e serviços.
Dentro da feira haverá espaços dedicados à agricultura familiar e à caprinovinocultura. Segundo Paulo Bomfim, toda a equipe da prefeitura está mobilizada, junto a seus parceiros, para fazer da edição 2018 a mais bem-sucedida. “Nosso objetivo é fomentar mais oportunidades aos nossos agricultores, produtores, criadores e todo o povo da região Norte [do estado]”. Bomfim ressaltou que o visitante encontrará uma feira rica em produtos diversificados e novas tecnologias. “Estou muito feliz, com boas expectativas para os quatro dias do evento”, disse.
Economia
Parte da melhora no PIB brasileiro foi puxada pela piscicultura e agropecuária, segundo dados estatísticos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para o secretário Tiano Félix, isso se deve pela capacidade dos produtores se organizarem “e produzir mais e melhor a cada momento”. O coordenador da FENAGRI ainda lembrou que o evento pretende trabalhar as inovações, a exemplo dos recursos hídricos, fazendo com que a ciência e as novas tecnologias tenham destaque. “Queremos fazer uma difusão do conhecimento, de maneira que possa chegar ao agricultor familiar, ao pequeno, médio e grande produtor”, afirmou.
Representando 621 produtores do Distrito de Irrigação do Perímetro de Maniçoba, zona rural de Juazeiro, o produtor Valter Matias de Alencar disse que o mais importante com a realização da FENAGRI é a possibilidade de exposição dos produtos juazeirenses para o Brasil e o mundo. “Poderemos mostrar nosso potencial de produtividade e a nossa qualidade”, afirmou ele ao ressaltar que a manga produzida na região é a melhor do país, além de ser exportada para a Europa, Japão e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário