segunda-feira, 19 de março de 2018

Conecta Chapada celebra o Dia da Chapada Diamantina


Uma das regiões mais bonitas e visitadas da Bahia terá um motivo a mais para atrair baianos e turistas. Em 2018, será comemorado pela primeira vez o Dia da Chapada Diamantina e em Andaraí nos dias 20 e 21 de abril acontecerá o Conecta Chapada – natureza e arte de todas as tribos, um evento em homenagem a caixa d’água da Bahia. Como a festa não acontece sem música, com a curadoria e criação de Targino Gondim o local contará com show de Zeca Baleiro, Mariene de Castro, Armandinho Macedo e Quinteto Sanfônico do Brasil entre outros.


Balneário do Rio Paraguaçu, Andaraí nestes dias será palco de eventos esportivos como vôlei de praia e esportes aquáticos. Na programação, também haverá espaço para oficinas de dança, teatro e apresentações culturais como reisado, marujada e terno de Reis, além do reforço à conscientização ambiental com palestras voltadas para o tema.

O dia da Chapada Diamantina foi instituído no calendário Oficial de Eventos do Estado da Bahia pela Lei Estadual nº 13739/2017. “O Conecta Chapada pretende fazer com que através das artes e do esporte as pessoas se conscientizem e se preocupem com a preservação dos mananciais hídricos nesta importante região. Queremos que as pessoas saiam de lá mais conscientes do seu papel e sua responsabilidade com a natureza em qualquer lugar do mundo”, disse o curador musical e idealizador do projeto, Targino Gondim.

O Conecta Chapada tem o patrocínio do Governo do Estado Bahia e da prefeitura Municipal de Andaraí, conta com apoio institucional da Policia Militar, Icmbio, Consórcio Chapada Forte, Cadc/Uefs, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Promotoria Regional Ambiental do Alto Paraguaçu e do Ministério Público do Estado da Bahia.

Andaraí – Localizada na região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a cidade encanta com seus prédios do século XIX. Do local, é possível conhecer diversos atrativos naturais da região, como o Poço Encantado, o pantanal Marimbus e a Gruta da Paixão. As piscinas do Rio Coisa Boa, a Cachoeira do Ramalho, a Lapa do Bode, as cachoeiras do Rio Garapa, os poços da Donana e da Paraíba são alguns dos pontos turísticos locais, ao lado das famosas praias do Paraguaçu. O principal rio que banha o município é o Paraguaçu, um dos raros cursos d’água permanentes do Nordeste, que responde por 60% do abastecimento da capital baiana.

Targino Gondim - Targino Alves Gondim nasceu em Salgueiro (PE), a 100 km de Exu, a terra do Rei do Baião. Criado em Juazeiro da Bahia desde os dois anos de idade, ainda pequeno assistia de perto o “veio” Lua agarrado ao fole, cantarolar as poesias do nordeste e aos 12 anos já carregava o peso da sanfona. Hoje com 32 CDs gravados e dois DVDs, Targino é considerado herdeiro de Luiz Gonzaga, mas com inspirações na musica universal.



A música já o fez conhecer o mundo, passando por Portugal, Franca, Holanda, Angola, Cabo Verde e Inglaterra. O artista é idealizador do Festival da Sanfona, em Juazeiro, Festival de Forro da Chapada, em Mucugê, do Quinteto Sanfônico e da Orquestra Sanfônica de São Francisco. Targino é dono de diversas canções de sucesso e premiado com um Grammy com a canção “Esperando na Janela”, um Troféu Caymmi com o CD “Toca pra Nós Dois” e o Premio da Música Brasileira, como melhor cantor, com o CD “Canções de Luiz Vol. 1”.



​Serviço
Conecta Chapada celebra o Dia da Chapada Diamantina
Onde: Chapada Diamantina e em Andaraí​
Atrações: Targino Gondim, Zeca Baleiro, Mariene de Castro, Armandinho Macedo e Quinteto Sanfônico
​Dias: 20 e 21 de abril​
Aberto ao Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário