terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Grupo Graxa de Teatro estreia seu novo espetáculo, Travessia, no Theatro Santa Roza

O Grupo Graxa de Teatro estreia seu novo espetáculo, Travessia, nessa sexta-feira, dia 19, no Theatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa, pelo Circuito Cardume da funesc.

O monólogo, sonho antigo da atriz Kassandra Brandão, representa a retomada dos trabalhos do Grupo Graxa de Teatro, que passou os dois últimos anos em stand by, devido à maior parte de seus atores e atrizes se ausentarem para desenvolver seus estudos na área acadêmica.
A pesquisa surge a partir das inquietações e memórias da atriz, que se misturam às das mulheres de sua terra natal, Juazeiro do Norte – CE, as quais fizeram parte de sua construção enquanto mulher. Além dessas, conta com referências universais de mulheres que abordam a temática base deste trabalho – O Feminino.
Com um viés um tanto performativo, a peça representa os primeiros passos da Travessia que nos propomos a fazer. A travessia que passa pelos mares dos amores e das dores que nos constituem, que atravessa as mais recônditas facetas da alma e que revela o mais profundo íntimo do ser.
Os elementos cênicos são mote para que a cena se desenvolva, em uma constante interação com os sons produzidos ao vivo que se sobrepõem em novas camadas de significados e até mesmo com o público, espectador e partícipe da obra.
Monólogo fruto de uma construção colaborativa, conta com a direção de Cely Farias, a dramaturgia de Kassandra Brandão, com a colaboração de Joht Cavalcanti, e música de Matteo Ciacchi.
SINOPSE
Uma mulher perdida entre suas lembranças revive poeticamente algumas situações que aconteceram em sua vida e tenta de alguma forma fazer as pazes com o seu passado, o qual é representado ora por objetos, ora por sons, ora por imagens. Com
cada um desses elementos ela se relaciona de uma forma diferente. Eles vão além da sua forma concreta, provocando um encadeamento de emoções e sentimentos, num processo cíclico de desconstrução e reconstrução, onde a própria personagem, e todas as mulheres que ela representa, se refaz, se reencontra e segue livre, sem amarras, sem culpas e sem dor.
SERVIÇO:
Espetáculo: Travessia
Realização: Grupo Graxa de Teatro
Dia: 19/01/2018 (sexta-feira)
Hora: 20h
Local: Theatro Santa Roza
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Informações: 83 99860 1400
83 988340600
FICHA TÉCNICA
Realização: Grupo Graxa de Teatro
Produção: Cely Farias e Kassandra Brandão
Direção: Cely Farias
Dramaturgia: Kassandra Brandão
Colaboração dramatúrgica: Joht Cavalcanti
Atriz: Kassandra Brandão
Músico: Matteo Ciacchi
Iluminação: Fabiano Diniz
Figurino: Cely Farias
CURRICULO DO ESPETÁCULO
O espetáculo é o mais recente trabalho do Grupo Graxa. No mês de outubro, ainda em processo de montagem, apresentou-se um fragmento do espetáculo na Mostra de Artes Integradas – MARTE, no Teatro Lima Penante. Agora, estreia oficialmente no Circuito Cardume, promovido pela Funesc.
CURRICULO DO GRUPO
O Grupo Graxa de Teatro, fundado em 2005, é hoje composto pelos atores e atrizes: Cely Farias, Ingrid Castro, Joht Cavalcanti, Kassandra Brandão e Marcelo Marques, além do iluminador Erivanilson Lima. Tem como forte característica o teatro de pesquisa, autoral, com foco na corporeidade do ator, na exploração do espaço e na experimentação de soluções criativas diante dos aspectos técnicos do espetáculo. Sendo assim, preocupa-se com a formação acadêmica de seus membros, dentre os quais arte-educadores, especialistas em Representação Teatral e mestres em Artes Cênicas. O grupo tem em seu repertório os espetáculos: Olga Benário Prestes, com direção de Fernando Teixeira; Déjà Vu, com direção de Antônio Deol; Faz de Conta, com direção de Ingrid Castro e Joht Cavalcanti; Entre Quatro Paredes, com direção de Antônio Deol; A Paixão da Sagrada Família, com direção de Antônio Deol e Cely Farias; Do Outro Lado da Chuva, com direção de Joht Cavalcanti; e A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só, com direção de Cely Farias.
CURRICULO DOS INTEGRANTES
Cely Farias, atriz e diretora de teatro, cinema e televisão. Formada em Artes Cênicas pela UFPB, com especialização em Representação Teatral também pela UFPB e mestrado em Artes Cênicas pela UFRN. Uma das fundadoras do Grupo Graxa de Teatro (2005), atriz convidada do Grupo Ser Tão Teatro e Participante do Coletivo Atuador, onde pesquisa processos criativos que tem o ator como co-autor da obra,
seja no teatro ou nos meios audiovisuais. No teatro seus mais relevantes trabalhos foram: Alegria de Náufragos; Flor de Macambira; Eu, Augusto; A princesa Luzia e o urso de um olho só; Entre Quatro Paredes; Do outro lado da chuva; Déjà Vu; Olga Benário Prestes. Na televisão atualmente dirige a minissérie produzida pela TV UFPB O Sumiço de Santo Antônio.
Kassandra Brandão é atriz, diretora e arte-educadora. Formada em Artes Cênicas pela UFPB e Especialista em Arte e Educação pelo CINTEP, é também integrante do Grupo Graxa de Teatro e do Coletivo Atuador, ambos de João Pessoa. Atuou em peças como: Déjà Vu e Entre 4 Paredes, com direção de Antônio Deol; Do Outro Lado da Chuva, com direção de Joht Cavalcanti; Profanações, com direção de José Tonezzi, entre outras. Atuou no áudio visual em filmes como: O Terceiro Velho, de Marcus Vilar; Moído, de Torquato Joel; Vislumbre, de Gabriel Coêlho e Humberto Farias, Donna, de Mônica Lins, Aponta pra Fé, de Kallyne Almeida e Ambiente Familiar de Torquato Joel. Também foi atriz do núcleo de Teledramaturgia da TV UFPB e fez parte do Projeto: Ciência Aberta e da série: O Sumiço de Santo Antônio com direção de Cely Farias e Valeska Picado.
Matteo Ciacchi é graduado em música pela Universidade Federal da Paraíba e mestrando do programa de Musicologia na mesma instituição. Atua como intérprete e pesquisador no coletivo de performance e arte multimídia Artesanato Furioso, tendo participado de eventos e concertos na Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo. Atua como baixista elétrico com os grupo banda-fôrra, whypatterns_ e com o cantor Lucas Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário