sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Confira dicas para manter alimentação dos idosos saudável e nutritiva

A alimentação do idoso é algo de grande importância, principalmente, devido as alterações fisiológicas que acontecem neste período da vida. Redução da produção de saliva e sensibilidade aos sabores, perda de dentes e/ou uso de próteses, redução da musculatura (sarcopenia) e consequentemente de força e autonomia. Então alimentar-se de forma equilibrada é essencial. O nutricionista Igor Oliveira, do Hapvida Saúde, listou algumas dicas de alimentos que fazem parte de uma alimentação adequada na terceira idade.

1) Vegetais, legumes e frutas, devem ser a base alimentar. Por serem excelentes fontes de vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B, ajudam a regular todo o organismo e manter os sistemas energéticos ativos, evitando o cansaço extremo ou possíveis alterações neurológicas. Além de serem ricos em fibras que ajudam no trânsito intestinal e controle e combate de doenças metabólicas.
2) Alimentos ricos em gorduras boas (ômegas) como a do azeite, abacate e castanhas, podem auxiliar na redução de inflamações articulares e memória. Melhorando a capacidade cognitiva (aprender, pensar), doenças como diabetes e hipertensão, sem contar de artrites e dores em geral.
3) Proteínas são tão importantes quanto os outros nutrientes, a maior causa de quedas na terceira idade é a sarcopenia que é uma deficiência de força e musculatura. Então aumentar o consumo fontes de proteínas como aves, carnes, ovos, leites e derivados são de extrema importância. Além de proteínas, os leites e derivados são ricos em cálcio que ajuda a manter a integridade óssea na terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário