quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Verão é a estação do ano que exige mais cuidados com a hidratação

Hidratar o organismo é fundamental em qualquer época do ano, mas com a chegada do verão é preciso ter ainda mais cuidado e prestar atenção na ingestão dos líquidos e dos alimentos. A elevada exposição ao sol faz com que o corpo gaste muita energia e caloria, o que aumenta os riscos de desidratação se não houver a prevenção adequada.


A nutricionista Iraci Sabino, do Hapvida Saúde em Campina Grande, explica que, nessa época do ano, é fundamental equilibrar o consumo de líquidos e dos alimentos. "Devemos ingerir dois litros de água por dia, além de sucos naturais, água de coco, e fazer refeições leves. Com o calor, a perda de líquidos e minerais é um processo rápido, então todo cuidado é pouco."

Como esse período coincide com as férias de muitas pessoas, a exposição ao sol é praticamente constante e, por causa disso, a nutricionista esclarece que é preciso também ficar atento com o horário, respeitar os intervalos de alimentação e reforçar o consumo de frutas.


Além disso, o verão também é época de muitas festas, como exemplo o Fest Verão, um festival com vários shows e longa duração, onde o público pode esquecer da hidratação do organismo. Nessas situações, "dê preferência aos alimentos leves ricos em fibras, assados, grelhados, com boa variedade de vegetais e frutas. Evite alimentos pesados, difíceis de digerir. Outro cuidado é com o risco de contaminação, sendo aconselhável evitar alimentos muito perecíveis", orienta Iraci Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário