terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Estudantes assistem à última sessão do Clube de Cinema em 2017

O Colégio Plenus realizou a última sessão do Clube de Cinema 2017, na noite desta segunda-feira (4), no centro de Petrolina - PE. Exibindo filmes temáticos originários da América Latina, Ásia, Europa e África, o projeto apresentou, durante o ano, 7 longas-metragens, que culminaram na produção textual de aproximadamente 210 resenhas críticas.


De acordo com o professor Genivaldo Nascimento, coordenador do Clube de Cinema, a iniciativa tem como objetivo possibilitar ao aluno do Ensino Médio da escola o conhecimento de diversas culturas através da análise de clássicos nacionais e mundiais. “A arte em geral, e o cinema em especial, tem o poder de fazer o indivíduo olhar para o outro, buscar compreendê-lo mais, tornando-se uma pessoa melhor para o mundo”, explica.

Integrante do projeto desde 2015, Ana Caroline dos Santos, de 17 anos, concluiu a 3ª série do Ensino Média há poucos dias. A estudante diz já se sentir nostálgica com o fim de sua participação no clube. “Assisti a filmes chineses, latinos, indianos, e são coisas não muito acessíveis para mim. O fato de o Clube de Cinema sempre trazer mostras de outras culturas me fez enxergar o mundo de uma forma diferente”, comentou a moça ao se despedir dos colegas.

Existente há 11 anos, o projeto é um dos mais antigos do Plenus, tendo sido criado pela professora Simone Cerqueira Ramos (in memoriam). Além de exibir longas que na maioria das vezes não são do circuito comercial, a coordenação do projeto tem como metodologia solicitar aos estudante a produção de textos analíticos sobre os filmes. No total, o clube possui cerca de 200 obras cinematográficas em seu acervo, renováveis anualmente.

Para o aluno da 1º série, Felipe Rosa dos Santos, de 15 anos, as resenhas críticas ajudam a refletir atentamente sobre o enquadramento, enredo e a mensagem do filme, além de fixar as personagens na memória. “O primeiro longa que assisti no clube era sobre um homem acusado de ter assassinado a esposa, e durante todo o filme, o espectador foi levado a pensar que sim, embora no final ele fosse inocente, sem quase ninguém para acreditar”, lembra ele a obra prima de Frank Darabont: ‘Um sonho de Liberdade’, com Tim Robbins e Morgan Freeman.

Como último filme do ano, foi escolhido para a mostra de dezembro o longa ‘O Primeiro Amor’, com direção de Rob Reiner e no elenco Madeline Carroll, Callan McAuliffe e Aidan Quinn. A obra conta a história de dois jovens que se conheceram aos sete anos de idade e depois de várias idas e vindas compartilham diversas experiências amorosas, como o famoso primeiro beijo, que faz parte da vida de todo adolescente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário