quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dia Nacional do Forró é sinônimo de Luiz Gonzaga na Feira de São Cristóvão

O Dia Nacional do Forró é comemorado nesta quarta-feira, 13 de dezembro. A data foi instituída pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O dia é uma homenagem ao nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu – Luiz Gonzaga, que se vivo fosse completaria 105 anos. A primeira Gestora Municipal mulher e ex-feirante do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CMLGTN), Magna Fernandes fala da importância da data para os nordestinos e para a Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

“Celebrar o nascimento de Luiz Gonzaga é uma alegria. Seriam 105 anos do nosso Rei do Baião. Um artista completo, que merece a nosso respeito e tributo por tudo o que ele represente para a cultura nordestina. Eu sou paraibana e o forró, baião e xaxado embalam minha vida desde menina. Viva o forró. Viva a Luiz Gonzaga”, comemora a gestora.
Para celebrar a ocasião do Dia Nacional do Forró e dos 105 anos de Luiz Gonzaga haverá uma festa na Feira de São Cristóvão no dia 13 de dezembro, às 15h, na praça dos repentistas com direito a trios de forró, comidas típicas e a um bolo de 5 metros.
A festa não para por aí, no sábado 16 de dezembro, às 15h, a SMASDH através da SUBPSBE/Circulado irá apresentar-se com o Coral Uma Só Voz, que fará uma homenagem ao legado musical do Rei do Baião – o Luiz Gonzaga.
Atualmente a Feira de São Cristóvão conta com cerca de 700 barracas e 200 restaurantes com produtos típicos do norte e nordeste. Outra característica do local é o forró pé de serra, que é tocado nos palcos por diversos trios e bandas regionais do nordestinas, que recebe mais de 300 mil pessoas por mês. De acordo com o presidente da Associação dos Feirantes do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (AFCMLGTN), Helismar Leite, uma programação especial foi preparada para comemorar Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário