segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

De 5 à 10 de Dezembro acontece o 1º Acess@Brasi

Olinda será palco do maior encontro de Inclusão Sociodigital e Tecnologias Sociais do Brasil. De amanhã (5) a domingo (10) de dezembro a Cidade Patrimônio recebe o 1º Acess@Brasil. O encontro será realizado na Praça do Carmo e na Focca - Faculdade de Olinda e tem o objetivo de discutir políticas públicas e ações concretas para inclusão da população de baixa renda as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O Acess@Brasil já nasce grande e será um poderoso incubador de 04 ações já consagradas no campo da Tecnologia e Inclusão Sociodigital brasileira, são elas: A 14ª Oficina Nacional para Inclusão Digital e Participação Social, a  4º Expoidea - Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura, o 2º Fórum de Cidades Digitais, Inteligentes e Humanas e o 1º Encontro Latinoamericano de Inovação e Economia Circular. Serão 05 dias de muita Cultura, Educação, Comunicação, Tecnologia, Sofwares e Conhecimentos Livres. Na programação: oficinas, painéis temáticos, debates, exposições e feiras de negócios.


O Acess@Brasil tem o apoio do Ministério Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Telebrás, IBICT, Prefeitura de Olinda, FOCCA e Faculdade São Miguel. O encontro tem o conceito de “Bottom-Up”. Ou seja, facilitar o acesso da população de baixa renda e baixa escolaridade às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), assim, oportunizar a base da sociedade apontando para o conhecimento específico de diversos saberes e tecnologias sociais. Dessa forma, o Acess@Brasil irá transportar o público participante para este porto de conhecimentos transformadores para sociedade contemporânea brasileira. Criando para a periferia mais e melhores oportunidades de trabalho.
Oficinas
As inscrições são gratuitas e online (confira lista abaixo), com limites de vagas. Aqueles que não conseguirem se inscrever nas atividades poderão acompanhar as oficinas como ouvintes e receberão certificado de participação. A metade de todas as vagas disponibilizadas serão destinadas para estudantes de escolas públicas do município de Olinda. Se inscreva aqui: http://acessabrasil.org/inscricoes

Palco Livre Expoidea + iTEIA 10 anos
As bandas artistas e grupos que desejam compor a programação cultural, basta acessar o regulamento no link: http://www.corais.org/colaborativape/node/96274

Para os realizadores, "O Acess@Brasil será o ambiente ideal para a convergência de saberes e práticas, experimentações entre o primeiro, segundo e terceiro setores para o fomento da inclusão sociodigital. Serão debatidos temas como o futuro da política de inclusão sociodigital, revitalização dos pontos de inclusão sociodigital, software livre, criação dos territórios digitais, formação dos educadores sociais, tecnologias sociais, inovação e empreendedorismo digital, economia circular, cidades digitais, recondicionamento e reciclagem de eletroeletrônicos. Além disso, o evento abordará a relação entre os conhecimentos produzidos e a sua disseminação junto aos agentes de inclusão sociodigital, trazendo temas como geração de trabalho e renda, cidadania plena, construção permanente de políticas públicas, respeito às diversidades, soberania nacional, desenvolvimento econômico e sustentável."



Programação das Oficinas e Workshops

http://acessabrasil.org/inscricoes

Edição de Áudio - 20 Vagas
Produção Audiovisual - 20 Vagas
CineclubeOficina - 20 Vagas
Gestão ColaborativaOficina  - 20 Vagas
Rádio Comunitária - 20 Vagas

CRC Recife:

Oficina de Manutenção e navegação preventiva - 20 Vagas
Obsolescência do corpo e os avanços tecnológicos - 20 Vagas
Design Thinking e a Sociedade - 20 Vagas
Impressão 3D e Inovação - 20 Vagas
Uso consciente das mídias sociais - 20 Vagas

A realização será colaborativa e compartilhada pela:
Ideação
Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação (Abrin)
ATN
Programando o Futuro
Instituto Intercidadania

Co-realizadores:

Prefeitura de Olinda;
ONG Cidadania em Rede
Trade Turístico de Olinda;
Focca;
Hotel 7Colinas;
Instituto de Inovação e Economia Circular;
Movimento Pró-Criança;

Apoiadores:

Ministério Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações;
IBICT;
Telebrás;
iTEIA - Rede Colaborativa de Cultura, Arte e Informação
Banco do Brasil
Produtora Colabor@tiva.PE

Eixos Temáticos
Os eixos temáticos do Acess@ Brasil foram pensados para assegurar o êxito desse encontro. Sendo assim, as principais Linhas Temáticas serão:
   
SmartCities empoderamento do cidadão para a criação de soluções colaborativas para problemas urbanos;
Internet das coisas e o reordenamento das cadeias de produção, distribuição e consumo;
Ampliação da banda larga;
Linguagens fáceis de programação de apps para promoção de trabalho e renda;
Modelo Sistema B, do Lab de Finanças Sociais da Força Tarefa de Finanças Sociais;
Movimento Maker: a produção ao alcance de todos.


RESUMO DE CADA AÇÃO:
   
14ª Oficina Nacional para Inclusão Digital e Participação Social:
Desde 2001, a Oficina para Inclusão Digital é realizada, um espaço de discussão e proposição de estratégias, propostas de políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias digitais, tendo como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão social.
A primeira edição da Oficina para Inclusão Digital aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio de 2001, como uma iniciativa conjunta entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, o Sampa.org e a Rede de Informações para o Terceiro Setor – RITS.

4º Expoidea - Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura:
A Expoidea é um evento de abrangência nacional que articula Ideias entre três pilares: Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura. Idealizada e realizada pela Cia de Eventos (empresa que também realiza a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco) a Expoidea acontece no Recife e promove o diálogo e a interação entre gestores públicos, a iniciativa privada, a academia e o público.
Isso em um ambiente inovador e criativo, com uma agenda positiva para o País, a Região Nordeste, e sobretudo para Pernambuco.

2º Fórum de Cidades Digitais, Inteligentes e Humanas:
Os eventos promovidos pela Rede Cidade Digital, em conjunto com Prefeituras e Associações de Municípios, têm o objetivo de reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas, vereadores, empresários, academia, entidades e todas as pessoas interessadas em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades, tornando o serviço público mais eficiente e melhorando a vida das pessoas. A programação será elaborada respeitando a demanda regional, contendo casos de sucesso, especialistas, soluções e inovações do mercado, políticas públicas estadual e federal.

1º Encontro Latinoamericano de Inovação e Economia Circular
O encontro pretende para fomentar o encontro de pesquisadores e empresas sobre temas atuais, entre os quais: Manufatura 4.0/IoT, BioDesign, BioEngenharia e IoT em Saúde, Inovação Aberta, Blockchain & Transformação Digital, Inovação em Mega Eventos, já realizados com sucesso.
Esses eventos são constituídos por rápidas apresentações em dois painéis, seguidos de discussões entre representantes de empresas e da comunidade acadêmica, visando a explorar oportunidades para a realização de pesquisas e desenvolvimento, em busca de inovações de impacto para a sociedade.


FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS
Segue consolidado de ações dentro do Acess@ Brasil referente ao Fórum de Cidades Digitais:

O Fórum de Cidades Digitais terá a seguinte programação:

Painel 1 - Rumo às Cidades Inteligentes (Dia 06/12 - Horário – 09h as 10h30)

MCTIC -  Américo Bernardes:  A experiência da implantação de Cidades Digitais, resultados e desafios.RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) – Douglas DamalioAssociação Porto Digital - Portugal - Margarida Campolargo: Cidades Inteligentes empoderando o cidadão

Painel 2 - Dados urbanos, dispositivos de coleta e sua integração (Horário 10h30 às 12h)

CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) - Leonardo Mariote: Plataforma DOJO.itPORTO DIGITAL - L.O.U.Co - Jacques Barcia: Experimentações em dispositivos IoT em espaços urbanos

Evento 2 - CIDADES DIGITAIS NA VISÃO DAS PREFEITURAS (Dia 06/12 - Horário – 14h às 15h): Apresentação das experiências de Cidades Digitais, apresentado por três Prefeitos.

Evento 3 - CERIMÔNIA DE DOAÇÃO DE CIDADES DIGITAIS (Dia 06/12 - Horário 15h às 18h): Evento de doação da rede Metropolitana e certificado de Cidade Digital. Será feita a assinatura de Termo de Doação de rede de fibra para 22 prefeituras de todo Brasil e a entrega do Certificado de Contemplado no Programa Cidades Digitais de 79 prefeituras.

Painel 3 - Serviços digitais (Dia 07/12 - Horário – 09h as 10h30)

IPTI (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação) - Saulo Faria almeida Barretto: Software de gestão escolar integrado a outras áreasPREFEITURA DE OLINDA (Secretário de turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia) - João Luiz da Silva Jr. - Secretário

Painel 4 - Rede Metropolitana, infraestrutura básica - (Horário 10h30 às 12h)

ATI (Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí): David Amaral Avelino: Programa Piauí ConectadoEMPREL (Empresa Municipal de Informática) Eugenio José Batista Antunes - Infraestrutura de Recife para suporte a iniciativas digitais e de IoTIMD (Instituto Metrópole Digital) - Rede Giga Natal à Rede Giga Metropolitana


Serviço:

Data: 05 à 10 de Dezembro de 2017
Local: Faculdade de Olinda - Focca
Endereço: Sitío Histórico de Olinda
Acesso: Gratuito
Coordenação Geral Acess@Brasil: Domingos Sávio de França
Coordenação de Comunicação: Eduardo Lima
Assessoria de Imprensa: Sandro Barros
Sistematização e Memória: Silvana Feitoza e Carlos Lunna
Site: www.acessabrasil.org
Fanpage: www.facebook.com/acessabrasil2017
Twitter: @acessa_brasil2017
Canal no Portal iTEIA: www.iteia.org.br/acessabrasil

Fones de Contato: 81 9 95218500

Nenhum comentário:

Postar um comentário