terça-feira, 1 de agosto de 2017

Vento em Madeira no Museu da Casa Brasileira

Domingo, dia 6 de agosto, o Vento em Madeira faz apresentação gratuita do novo disco, Arraial, no Museu da Casa Brasileira. O nome sintetiza o ambiente no qual foi criado – uma festa de quintal, entre família, com música, comida e bebida – o álbum reúne cinco grandes amigos, que se divertem fazendo música juntos. O show do quinteto instrumental terá participação especial da cantora Mônica Salmaso. Arraial é um disco festivo.


Arraial traz 9 composições instrumentais inéditas, com direção musical de Teco Cardoso e engenharia de som de Homero Lotito, que juntos trabalharam na mixagem e masterização. Na execução, Léa Freire atua nas flautas, Teco Cardoso nos saxofones e flautas, Tiago Costa no piano, Fernando Demarco no contrabaixo acústico e Edu Ribeiro na bateria. O disco foi gravado no Estúdio Gargolândia, espaço onde os músicos já sentem-se naturalmente em casa e, desta vez, foram acompanhados durante as gravações por suas famílias, convivendo no mesmo ambiente.

Totalmente autoral, o repertório continua variado, mas com forte e expressiva identidade. Mais uma vez, o quinteto convida a cantora Mônica Salmaso, que faz participação especial utilizando a voz como instrumento, interagindo com os demais, numa sonoridade inusitada.

"A música instrumental eu acho que é uma coisa ultra necessária pro mundo de hoje e esta música instrumental que a gente faz, demanda do ouvinte uma atenção, uma concentração e uma entrega de audição. O que a gente faz é sugerir às pessoas a sentirem coisas, a embarcar em viagens, o mais legal desta música é isso, uma mensagem universal", compartilha Teco Cardoso.

O novo trabalho representa o auge da maturidade na interação entre os músicos do quinteto. Pode-se dizer que Arraial é o álbum mais coletivo de todos, nele percebe-se todos os integrantes, na criação das composições e na troca, uma intensa interação promovida pela convivência e explícita afinidade entre todos eles.

É Léa Freire que comenta sobre, "O Vento em Madeira tem uma cara cada vez mais de grupo, de soma, amalgamando as diferentes personalidades de seus integrantes num coletivo coeso, afiado e feliz. Essa felicidade vem da busca pelo ambiente perfeito para a prática da música, que passa pela convivência frequente do ensaio, pela gastronomia, pelo humor e pelo respeito mútuo, pra desembocar no criativo, na intimidade musical, no ouvir e até adivinhar o outro. Sinto também que esse trabalho fecha um ciclo e inicia outro. Prevemos voos em diferentes contextos musicais daqui pra frente, num processo completo de criação coletiva".  A flautista e compositora dá ainda a dica para a escuta, "A música instrumental é pra você pensar o que você quiser, para você sentir o que você quiser, pra você criar seu próprio enredo".

Vento em Madeira traz em sua música complexidade, ao mesmo tempo que, com a devida fluência e criatividade.

Serviço
Vento em Madeira - show do novo disco Arraial, com participação de Mônica Salmaso
Data: 06/08/2017 (domingo)
Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: 11h
Duração: 90 minutos
AV. Brigadeiro Faria Lima, 2705 (15 min do metrô Faria Lima)
Fone: (11) 3032 3727
Capacidade: 200 (cadeiras), porém o espaço comporta aprox 1000 no entorno, em pé.
Classificação etária: livre
Ingressos: entrada gratuita (sujeita à lotação)
Bicicletário com 42 vagas. Estacionamento pago no local.
+ aqui http://www.mcb.org.br/pt-BR/programacao/musica/musica-no-mcb-vento-em-madeira-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário