sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Tosse é um sintoma que não deve ser ignorado

Foto: Divulgação
Desde uma leve gripe, passando por um problema respiratório como asma, pneumonia ou processo alérgico, até refluxo e efeitos colaterais a medicamentos. A tosse é um quadro que pode ter diversas causas. As citadas acimas são apenas algumas da extensa lista de agentes causadores da tosse. Seja ela acompanhada de secreção ou seca, é importante que o paciente fique atento.


"A tosse é um sintoma que conta que alguma coisa não está ocorrendo bem com o nosso organismo, principalmente na parte respiratória", afirma o otorrino Eduardo Yunes, do Hapvida Saúde.

Para ele, a primeira atitude do paciente é evitar a automedicação. "Se começar a tossir, é importante identificar o que está acontecendo. Se for um quadro que esteja incomodando muito, que não dá para esperar pelo atendimento médico habitual, é importante procurar a emergência", completa. Na emergência, um clínico geral ou um pediatra (em casos de tosses em crianças) podem fazer esse primeiro atendimento.

Após o alívio do incômodo, três especialidades podem fazer o acompanhamento do caso e identificar a causa da tosse: otorrinolaringologista, pneumologista ou alergologista.



VENTOS x TOSSE

Na época dos ventos fortes também é percebido o aumento dos casos de tosses. Para Yunes, o evento tem relação. “Essa época do ano, em que temos mais ventos, tende a gerar uma tosse mais específica relacionada à parte alérgica. Isso porque os ventos trazem mais poeira. É comum que as pessoas sentirem a garganta raspando mais, coçando, irritando, tendo mais pigarro”, afirma.



PREVENÇÃO

Para evitar a piora dos sintomas, o otorrino do Hapvida informa que é importante se manter longe dos agentes causadores. “Evite contato com poeira, mudança bruscas de temperatura, cheiros fortes como cloro, produtos de limpeza e perfume, além da fumaça de cigarro”.  

Crianças e pessoas com mais de 70 anos tendem a sofrer mais com os sintomas, segundo Eduardo.



PROCURAR O MÉDICO

Yunes reforça que ao perceber que os sintomas de tosse estão persistentes, é importante procurar o médico. “Como a tosse pode ser causada por diversos fatores, é de extrema importância que o paciente procure o médico”, afirma.

“Por mais simples que seja, mesmo que não esteja incomodando tanto, mas a tosse pode ser o indício de que algo mais sério está por vir e quanto mais cedo tratado, maiores são as chances de cura”, completa.

Segundo o médico, alguns fatores que podem provocar a tosse são: processo alérgico, refluxo (principalmente a tosse seca noturna), asma, bronquite, processo de faringite alérgica, processo infeccioso como pneumonia, sinusite, doenças que precisam de antibiótico e que podem complicar se não forem tratadas corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário