quarta-feira, 9 de agosto de 2017

MUSA DO CARNAVAL CARIOCA ENSINA CRIANÇAS DE ESCOLA DOS EUA A SAMBAR

Foto: Divulgação
Acostumada a viajar pelo mundo inteiro ensinando a arte de sambar, Egili Oliveira teve uma experiência inesquecível durante a turnê que vem fazendo nos Estados Unidos. A mulata, que está há dois meses na terra do Tio Sam promovendo workshops em diferentes cidades, foi convidada pelo projeto Planeta Azul, para passar um dia inteiro dando aula de samba para alunos da Edmund Burke Public School, instituição em Chicago, que recebe alunos de baixa renda.


- Foi realmente incrível. Não tinha muita noção do que ia encontrar, já que o histórico desses alunos é de famílias com baixíssima renda e com problemas de diferentes ordens, desde o desemprego até históricos de álcool e drogas. Tenho o costume de dar aulas para adultos em um grupo fechado e, para este “day experience” montei algo que pudesse prender a atenção deles, mostrando também um pouco da cultura brasileira além do samba, conta Egili.

A fórmula deu tão certo que os alunos e professores interagiram deixando os conflitos para fora dos portões do colégio, que tem um dos maiores índices de reprovação de Chicago e onde cerca de 88% dos alunos são negros entre 6 e 14 anos.

- Acredito que, em qualquer lugar do mundo, o que as crianças precisam é de amor e atenção. Vi isso na Burke, quando olhei os professores e alunos interagindo, um momento que me disseram ser raro ali. Temos essa experiência também no Brasil mas não podemos desistir porque elas precisam saber que é possível vencer e a arte pode ser um caminho, comenta a professora de samba que no Carnaval desfila pela São Clemente e pela Renascer de Jacarepaguá.

Egili retorna ao Brasil somente em outubro. Na agenda de workshops estão ainda Los Angeles, San Diego e Arizona onde, além de workshop do ritmo, também será membro de um júri que vai eleger os melhores sambistas do concurso National Samba Competition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário