sábado, 12 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS: Homens preocupam-se cada vez mais com beleza e cuidados com a barba

Foto: Divulgação
A vaidade, antes tida como algo exclusivo do público feminino, está cada dia mais marcando presença no dia a dia dos homens. De acordo com um estudo recente, realizado no Brasil pela Minds & Hearts, empresa especializada em pesquisas comportamentais, 45% dos homens que participaram da análise já procuraram informações de higiene pessoal, perfumaria ou cosméticos. A pesquisa também indica que 31% dos brasileiros utilizam algum produto para pele do rosto em sua rotina diária.


Um dos principais cuidados é com a barba, que também se tornou mais comum, sobretudo as mais cheias. Porém, manter os pelos no rosto exigem mais atenção, como explica a dermatologista Michelle Bonfim, do Hapvida Saúde. “Os pelos da barba são estimulados pelos hormônios masculinos, por isso, no homem, a barba tem os pelos mais grossos e densos. A barba cheia, estilo lenhador, muito em moda neste momento, precisa de cuidados redobrados, principalmente de muita higiene. Não é mais saudável, porém, também não tem nenhum malefício em usá-la, apenas requer mais atenção e cuidados”, esclarece.

Por causa disso, a especialista afirma que manter a área higienizada é o melhor método para evitar problemas como foliculite e acne que se forma devido a maior oleosidade. “A primeira coisa é sempre lavar a barba com dedicação e cuidado. Deve-se lavar a barba duas vezes ao dia (manhã e noite) com sabonetes ou xampu apropriados. Se tiver seborreia deve lavar com xampu anticaspa, pois pela localização está mais propensa a dermatites e infeções, fora o mau cheiro se não for feita a higiene correta”, alerta.

Sendo assim, a atenção diária dedicada ao cuidado da barba é o que proporciona o aspecto saudável e evita contaminação da área. A dermatologista ressalta que algumas vitaminas prescritas pelo médico podem ajudar a manter a barba bonita, assim como utilizar produtos específicos para cada tipo de pele.

No entanto, para quem prefere manter o rosto mais liso, a barba pode ser feita mais de uma vez por semana, mas a pele precisa descansar de dois a três dias sem o uso da lâmina. “Quem não gosta de barba, o ideal é se barbear em dias alternados, deixando alguns dias sem fazer para a pele poder descansar um pouco, nos finais de semana, por exemplo. Usar produtos pós-barba e hidratar a pele após finalizar o processo, de acordo com o seu tipo de pele. Isso são alguns cuidados que podem ser feitos e que ajudam bastante na manutenção de uma pele bonita e cuidada”, recomenda Michelle Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário