quinta-feira, 13 de abril de 2017

Chocolate tem nutrientes e efeito estimulante



Cacau, ou como é conhecido cientificamente Theobroma Cacao, cujo nome Theobroma em grego quer dizer “Alimento dos Deuses”, tem um dia especial em sua homenagem, 26 de março. Além de saboroso, o chocolate - principal subproduto do cacau - possui nutrientes e tem efeito estimulante. 

O cacau é fonte de magnésio e flavonoides, que previnem contra os coágulos sanguíneos. Com a produção dos chocolates nas versões mais amargas (a partir de 50% de cacau), a fruta tem inúmeros benefícios para a saúde, pois contém altas doses de proteínas, sais minerais e vitaminas.
O cacau possui polifenóis flavonoides, que reduzem os riscos de doenças no coração, e as substâncias precursoras da serotonina e endorfina, que promovem uma sensação de prazer, euforia e bem-estar. Mas, de acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Suzele Lima, o consumo deve ser moderado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o recomendado é a ingestão diária de, no máximo, 50 gramas. Essa é a quantidade ideal para o alimento promover os benefícios sem que se torne um vilão da dieta ou do controle de peso. "Isso equivale a um brigadeiro ou um tabletinho, um quadradinho de uma barra", explica a nutricionista.
E mesmo para quem segue a regra dos 50 gramas por dia, não vale economizar durante a semana e consumir tudo de uma só vez. "Não seria benéfico fazer todo o consumo em um só dia, pois a quantidade de gordura e açúcar em concentração maior pode não fazer parte da necessidade energética do indivíduo ou de seu gasto calórico. Desta forma, o que o corpo não utiliza pode ficar acumulado e aumentar o ganho de peso a longo prazo ou alterar o colesterol, triglicerídeos, glicemia", orienta.
A especialista recomenda que crianças com menos de três anos não consumam chocolate. "Em caso de festinhas (consumo pontual) ou no máximo duas vezes por semana, a ingestão não deve exceder 30 gramas", afirma Suzele Lima. Além disso, para evitar as cáries, vale a pena insistir no enxague bucal ou escovação após o consumo do doce.
CHOCOLATES NA PÁSCOA

Pensando nos clientes que deixaram as compras para a última hora, as redes Extra e Pão de Açúcar selecionaram sugestões para quem vai presentear e preparar o almoço de Páscoa. Para este ano, o Extra aposta nos tradicionais ovos de Páscoa da Laka, Shot e Garoto com gramaturas até 200g. Além desses, a linha de ovos de Qualitá, marca exclusiva do Extra, conta com os exclusivos ovos licenciados dos Smurfs e da Moranguinho, ambos com 155g.

A rede traz opções de presentes em bomboniere com tabletes de chocolate e caixas de bombons das marcas mais conhecidas, como Lacta, Nestlé, Garoto e Hersheys. Outras opções são os bolos de Páscoa e Colombas Pascais fabricadas nas próprias Padarias das lojas e com excelente relação custo x benefício. A rede estendeu o parcelamento para itens alimentares de Páscoa em dez vezes sem juros nos cartões de crédito Extra. Dessa forma, produtos como Ovos e bolos de Páscoa, chocolates, azeites, bacalhaus, espumantes e vinhos chilenos e portugueses poderão ser parcelados, facilitando ainda mais as compras e garantindo o tradicional almoço de Páscoa com amigos e familiares.
No Pão de Açúcar, além dos melhores chocolates nacionais, a rede traz marcas como Galler, The Tea Room, Baci e Lindt, para quem deseja apreciar sabores inusitados do mundo, incluindo opções em Ovos de Páscoa orgânicos e sem lactose.
Durante o feriado, as lojas do Extra e do Pão de Açúcar funcionarão normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário