segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Exposição ‘LúminaTerra’ é lançada esta semana

Desde a sua inauguração, a Della’s Iluminação promove ações e exposições que buscam valorizar a cultura, além de incentivar a produção artística local. Em três anos, a loja já sediou seis importantes mostras, sendo uma delas internacional, e, na próxima quarta-feira, 30 de novembro, lançará a sua sétima exposição, ‘LúminaTerra’, que é assinada pela artesã Maria dos Mares. A abertura contará com apresentações artísticas integradas ao conceito da mostra.


A exposição reflete diretamente o processo de mudanças e transformações que a loja passou durante todo o ano. A escolha da artesã e a curadoria foi realizada pelos arquitetos Perla Felinto e Hermann Santos, que também serão responsáveis pela produção da nova vitrine da loja. Ao todo, são 89 peças de arte que variam entre cerâmicas, esculturas, aquarelas, sete poesias e uma instalação.

“Indicamos Maria dos Mares porque a conhecemos e acreditamos no seu trabalho, que é muito simples e verdadeiro. Foi a própria artista que escolheu o nome da exposição e no início da curadoria já sabíamos que queríamos a peça “Contadora de Histórias” para trazer luz à mostra, contar histórias de luz, o que envolve o princípio da loja e o conceito da exposição”, explica Perla Felinto.

A ideia central da mostra foi pensada pela artesã de acordo com a sua história, como forma de demonstrar os aspectos pessoais de sua vida e do seu trabalho. Com forte influência feminina em suas obras, Maria dos Mares utiliza a arte para abordar a representação da mulher, assim como provocar questionamentos sociais relacionados ao dia a dia e a antigos acontecimentos.

A exposição ‘LúminaTerra’ consiste em uma instalação que ocupa toda a loja, onde cada ambiente contará parte da história da artesã. Os espaços estarão interligados, com peças que se misturam ao cenário original da Della’s, como pontos de iluminação e sombreamento, criando unidade entre os ambientes, além de dar continuidade ao enredo criado pela artista. 

“Essa mostra é diferente de tudo que já sediamos na Della’s, pois utiliza todos os cômodos e não apenas a galeria, como anteriormente. A exposição é fruto de uma intervenção artística de Maria dos Mares, na qual ela mostrará a versatilidade do seu trabalho e contará a sua própria história”, afirma Anne Kiepe, uma das sócias da loja.



Histórico da artista

Com influência direta de mulheres que fizeram parte da sua infância, Maria dos Mares tem o feminino como um dos principais aspectos de seu trabalho. Essa temática movimenta as suas criações, que variam de acordo com os acontecimentos atuais, lembranças e vivências. Começou a desenvolver a sua arte a partir de xilogravuras, pinturas e esculturas, mas foi dando aulas na educação infantil que descobriu a ligação com o barro, dedicando-se mais a este tipo de trabalho. Entre poemas, cerâmicas, esculturas, aquarelas, a artesã tornou-se referência na produção cultural do estado. As suas obras refletem a sua história pessoal e do seu trabalho, além de provocarem questionamentos acerca da feminilidade e de situações cotidianas.



SERVIÇO – EXPOSIÇÃO ‘LÚMINATERRA’

Realização: Della’s Iluminação

Patrocínio: Stella, Oficina da Madeira
Local: Della’s Iluminação – Av. Epitácio Pessoa, 1037

Nenhum comentário:

Postar um comentário