sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Expedição Pernambuco: a beleza desconhecida da fauna pernambucana em foco

Dois fotógrafos percorreram toda extensão do estado e registraram as mais diversas formas de vida e sua beleza. O livro, que tem objetivo de fortalecer a consciência de preservação da natureza, será lançado nesta segunda (17) na Fundaj, em Casa Forte.

A fauna e flora do estado de Pernambuco vista pelo olhar de dois fotógrafos sensíveis e experientes. Assim é o livro fotográfico Expedição Pernambuco - O Leão do Norte, do pernambucano Luiz Netto e do holandês Bart van Dorp que será apresentado ao público na próxima segunda-feira (17), na Galeria Baobá, na sede da FUNDAJ (ao lado do Museu do Homem do Nordeste), em Casa Forte. O lançamento, que integra a II Semana das Unidades de Conservação, será das 17h30 às 21h.



A obra é o primeiro registro completo das unidades de conservação pernambucanas. O projeto registrou todos os parques nacionais, parques estaduais, reservas biológicas, reservas extrativistas, florestas nacionais, monumentos naturais, APA´s federais e estações ecológicas localizadas totalmente ou parcialmente em território pernambucano.



“Quando Luiz Netto me perguntou se eu gostaria de colaborar com o projeto

Expedição Pernambuco, a resposta foi simplesmente afirmativa. É um privilégio para mim poder participar deste nobre projeto, que busca registrar a beleza da natureza pernambucana em todos os aspectos. Realizar isso junto com o Luiz foi fantástico! Além de um amigo íntimo, Luiz é também um fotógrafo extremamente talentoso, no qual eu reconheço a mesma paixão que sinto pela fotografia da natureza. Passar por dentro de um pântano ou um rio, engatinhar por uma gruta cheia de morcegos apavorados... Não importa! Quando ele coloca na cabeça uma imagem que quer fazer, poucas coisas podem impedi-lo”, comenta Bart.



O livro é o primeiro volume da Coleção EcoExpedições (www.colecaoecoexpediçoes.com.br) que conta com uma série de matérias extras publicadas no site do projeto e com um blog dos fotógrafos, contando os bastidores dos trabalhos de campo. O registro tem o prefácio do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o Sr. Sergio Xavier, versos da poetiza Mariane Alves e curadoria e coordenação editorial de Mitsy Queiroz.



“Como filho da terra, percorrer um Pernambuco preservado, rico e diverso foi reescrever um ditado popular. Não a do vizinho, mas nossa grama é que era a mais verde, ou melhor, multicolorida, na qual o azul do Atlântico Sul se misturara à floresta branca da caatinga em uma aquarela de vida em suas mais diversas formas. A tão divulgada multiculturalidade pernambucana era facilmente identificada com a pluralidade ambiental de suas terras”, conta Luiz Netto.



Na ocasião do lançamento o publico irá conferir também a exposição com fotos em grande formato da Coleção EcoExpedições, com imagens de Expedição Pernambuco, da Venezuela e Piauí, próximos volumes previstos. Para a mostra, junta-se ao time de fotógrafos, o piauiense Chico Rasta, titular do projeto sobre seu estado.


Para sua realização, o projeto contou com o apoio e suporte de várias instituições, com destaque para: Governo Federal, Ministério da Cultura, ICMBio, Grupo João Duque, Tupan Construções, Governo de Pernambuco, Fundarpe, Festival de Inverno de Garanhuns, CPRH, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Polícia Militar, CIPOMA, Prefeitura de Exu, Prefeitura de Serrita, Prefeitura de Tamandaré, Apart Hotel Marinas, Trombeta Comunicação, Sieart, Estúdio 81 entre outros.



Luiz Netto - Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Pernambuco,  Especialista em Engenharia de Planejamento e Mestre em Engenharia Elétrica pela mesma universidade. Membro do Project Management Institute (PMI) dos Estados Unidos e certificado Project Management Professional (PMP) pelo mesmo instituto. Membro da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA. Possui as certificações internacionais em fotografia subaquática Advanced UW Digital Photographer e Master Underwater Photographer Diver (ambas pela PADI). Vencedor do prêmio Arte e Patrimônio, do IPHAN, com seu trabalho de fotografias sub-aquáticas no Rio São Francisco e instrutor do projeto Escola de Fotografia Comunitária, que leva capacitações em fotografia, produção, curadoria e gestão de projetos culturais a comunidades tradicionais do país. É fotógrafo oficial de todos os livros da Coleção EcoExpedições, da Panorama Cultural.



Bart van Drop - Formado no curso técnico de Engenharia Mecânica e Bacharel em hidrografia e geodésia pela Universidade de Amsterdã. No Brasil é filiado da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA. Já tendo fotografado da Sibéria à África realizou relevantes trabalhos no Brasil como a documentação do Muriqui do Norte, maior primata das Américas, publicado na Smithsonian Magazine, além de fotos para a Nature´s Best Photography. Recebeu menção honrosa em tradicionais concursos de fotografia como o Nature´s Best Photography e o Avistar. Na coleção EcoExpedições é fotógrafo titular do livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte.
Site Pessoal: www.bartvandorp.com

Serviço:

Lançamento do livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte

De Luiz Netto e Bart van Drop

Data: 17 de outubro de 2016

Local: Galeria Baobá (Fundaj) – Av. 17 de agosto, 2187 – Casa Forte

Horário: 17h30 às 21h

Gratuito

Mais informações: (81) 4062.8413
www.colecaoexpedicoes.com.br
www.panoramacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário