sábado, 16 de julho de 2016

O que engorda mais: Torrada ou o pão normal

Aí está mais uma lenda da alimentação. É importante deixar claro que nenhum alimento ''engorda'' e sim alguns alimentos são mais calóricos do que outros. O que faz ''engordar'' é o excesso de calorias acumulado por um período de tempo. O pão ao ser torrado (e virar torrada) apenas perde água e por isso torna-se mais leve. Como a torrada é mais leve, dá a sensação de que comemos menos, e aí mora o perigo. Muitas pessoas que estão em processo de emagrecimento ingerem torrada na mesma quantidade, ou ainda em quantidades muito maiores, do que ingeriam de pão. 


Há duas maneiras de compararmos a quantidade de calorias dos alimentos: por 100 gramas e por unidade consumida (fatia). 100 gramas de torrada contêm mais calorias do que 100 gramas de pão francês. Os valores? 433 calorias para a torrada e 286 calorias para o pão francês. Isso porque a torrada tem menos água em sua composição (é mais seca) do que o pão francês. Assim, os nutrientes calóricos (carboidratos, proteínas e gorduras) ficam mais concentrados na torrada e, portanto, uma mesma quantidade em gramas de torrada vai ter mais calorias em relação a de pão. Por outro lado, se compararmos por unidade, uma fatia de torrada apresenta 40 calorias e uma unidade de pão francês, 143 calorias. 
Qual é o problemas aqui? Somente quatro unidades de torrada superam a quantidade de calorias de um pão francês. Para emagrecer, substitua um pão francês por, no máximo, duas torradas. Deve-se ter cuidado com os ingredientes para torrar o pão. Dependendo do que se utilizar pode-se tornar ainda bem mais calórico (pessoas colocam muita margarina, maionese, manteiga e azeite para melhorar o paladar) Fonte: Kelly Franco de Lima - nutricionista funcional e personal diet (Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário