segunda-feira, 23 de maio de 2016

Pesquisa da UFPB destaca sustentabilidade do Solar Tambaú

Um estudo desenvolvido no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba abordou os aspectos de sustentabilidade utilizados na construção do Solar Tambaú, bem como no produto final que será entregue aos moradores. A análise foi realizada pelas alunas Camila Campos Fernandes e Maria Caroline Oliveira na disciplina de Estágio Supervisionado I, com o tema ‘Uso de estratégias sustentáveis em edifícios de múltiplos pavimentos na cidade de João Pessoa’.



O trabalho, orientado pela professora Germana Rocha, observou aspectos relacionados ao meio ambiente, assim como recursos energéticos e a utilização de estratégias sustentáveis em alguns empreendimentos verticais da cidade. No caso do Solar Tambaú, as estudantes analisaram o conceito sustentável da obra e a sua utilização prática no dia a dia da construção do edifício.


Em trecho publicado no artigo, as alunas explicam que “a edificação realmente adota uma série de estratégias sustentáveis, com o intuito de agregar valor ao empreendimento, justamente por ser de alto padrão, e também para atrair e garantir o conforto dos seus usuários. Desde o estágio de obra vem sendo adotadas práticas que garantirão a redução de impacto da edificação sobre o meio em que se insere, através de uma gestão de obra”.


Esses aspectos são destacados por meio de soluções estratégicas e sustentáveis como forma de reduzir a agressão ao meio ambiente. Os recursos incluem, entre outros quesitos, o plano de gerenciamento integrado de resíduos, logística reversa de determinados produtos de suporte que podem ser devolvidos para os fornecedores e reaproveitados, utilização de blocos modulados para evitar rasgos desnecessários nas paredes e acúmulo de entulhos.


Com relação ao produto entregue aos moradores, a sustentabilidade do empreendimento destaca-se pela eficiência energética, com a redução do consumo por meio do aproveitamento da luz e da ventilação natural, e utilização de lâmpadas LED, bem como painéis solares para aquecimento das águas dos chuveiros e piscinas. Além disso, a água da chuva e do ar-condicionado será utilizada para irrigação e higienização de áreas comuns.




O diretor da JCP Construções e Incorporações S/A, responsável pela obra do Solar Tambaú, João Pina Ferreira, explica que essa pesquisa reflete o cuidado com meio ambiente e o padrão do empreendimento. “A obra possui um alto nível de qualidade construtiva, onde a sustentabilidade é um dos principais cuidados que tivemos antes mesmo do início da obra. Esse aspecto já faz parte do nosso cotidiano e as construtoras para obterem êxito terão, cada vez mais, que adotar essas soluções”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário