quarta-feira, 27 de abril de 2016

Orquestra infanto-juvenil de cordas do ASMB faz concerto didático no Centro Cultural Ariano Suassuna

Crianças e adolescentes da orquestra de cordas do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) farão concerto didático nesta sexta-feira (29), a partir das 15h, na Sala Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna (do TCE-PB), no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A regência será de Hector Rossi.


O programa do concerto será o seguinte: “Ode a Alegria” (L.V. Beethoven), “Adeste Fideles” (Trad. - Hillarity-Norman Ward) “Meu Lanchinho” (Trad. Francês), “Marcha com variações” (Jorge A. Arbeláez), “Sinfonia dos Sapatos” (John Caponegro) e “Asa Branca” (Gonzaga/Teixeira).

A apresentação é resultado de parceria entre o Centro Cultural Ariano Suassuna, firmada entre Artur Cunha Lima (presidente do TCE-PB), Flavio Sátiro Filho (diretor do Centro Cultural) e Mauricio Burity (diretor da Funjope).

ASMB - O Ação Social pela Música do Brasil beneficia quase 100 jovens, entre 6 e 16 anos de idade, que têm aulas diárias de música clássica. Inspirado no El Sistema (modelo didático-musical criado na Venezuela), o projeto foi instalado há apenas seis meses no bairro do Alto do Mateus. Conforme Hector Rossi, diretor-artístico do projeto, em um pequeno período de existência, o ASMB já apresenta grandes avanços. Não à toa, as crianças participaram – como atrações – do III Festival Internacional de Música Clássica, no final do ano passado, e conquistaram elogios de músicos internacionais.

Com aulas de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 13h às 17h, os alunos contam com professores de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Eles recebem aulas, ainda, de solfejo e teoria musical. Também há professores de reforço escolar nas áreas de Matemática e Português. Para se matricular, os jovens precisam estar devidamente matriculados em escolas de ensino fundamental ou ensino médio, apresentando pelo menos 90% de assiduidade às aulas em seus respectivos colégios.

O projeto Ação Social pela Música do Brasil é patrocinado pela Petrobras e tem execução da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope). A ASMB está há 20 anos no Brasil e tem atualmente 10 núcleos no País, inclusive em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro (RJ),  Petrópolis (RJ), Piraí (RJ), Ji-Paraná (RO) e João Pessoa (PB).

Desde que foi criado, em 1975, pelo economista e instrumentista José Antonio de Abreu, o El Sistema fundou núcleos em 42 países e formou centenas de milhares de alunos provenientes de comunidades carentes espalhadas pelo mundo, reabilitando-os pela música. Serve de modelo para o projeto ASMB, criado oficialmente em João Pessoa no final de agosto do ano passado.

Na Capital, o projeto funciona no Centro de Formação Diácono João Batista. Além de Hector Rossi como diretor artístico, tem Samuel Espinoza como coordenador do núcleo. Gustavo Paco de Gea é o diretor-assistente da orquestra do núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário