quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Olinda, o carnaval mais democrático do Brasil. Confira a programação completa

Esse ano Olinda irá contar com nove polos de animação, que irá destacar a cultura local com mais de 500 atrações durante os quatro dias de folia. Nas ruas e nos palcos dos polos, foliões e artistas irão fazer a festa do maior evento do calendário cultural da cidade Patrimônio Histórico da Humanidade.


Uma das novidades dos polos de animação do carnaval de Olinda esse ano será a mudança do local do Polo do Coco. Até o ano passado acontecia no bairro do Amaro Branco e em 2016 desceu para a praia. Como o coco é uma manifestação praieira, a organização do carnaval mudou o pólo para o Carmo, ao lado da agência dos Correios, onde terá apresentações dos coquitas da cidade e também de cirandas. Coco do Pneu, Mestre Galo Preto, Mestra Ana Lúcia, Aurinha do Coco, Sila do Coco e Pacheco Cantador são algumas atrações do pólo, que vai acontecer durante os quatro dias de folia, sempre a partir das 15h.
No Polo Guadalupe, os foliões vão curtir muito frevo, coco e música contemporânea. Luciano Padilha, Romero Ferro, J. Michilis, Coco de Umbigada, Ed Carlos e Banda Os Caetanos vão fazer apresentações que terão início sempre a partir das 16h, no pátio da Igreja do Guadalupe. Na terça-feira, ocorrerá o show do homenageado do Encontro de Bonecos Gigantes, Getúlio Cavalcanti. Logo após o show, sairá o cortejo do Encontro dos Bonecos Gigantes pelas ladeiras do Sítio Histórico.
O Polo Samba foi reeditado ano passado e continua no Varadouro, próximo ao Mercado Eufrásio Barbosa, que contará com apresentações de afoxés, samba e maracatus. Lá a programação terá início no sábado às 10h30 e segue até a Terça–feira Gorda com atrações como Patusco, D´Breck, Jorge Riba, Cris Galvão, Batucada Simpatia, Nação Pernambuco, Leão Coroado, Nação Camaleão, Estrela de Olinda, Afoxé Alafin Oyó, Ogbon Obá, Ilê Xambá, entre outros.
O Polo Infantil terá a tradicional programação na Praça do Carmo, onde será a concentração de vários grupos e troças para a criançada, de sábado a terça-feira. Oficinas de dança, contação de histórias, shows, brincadeiras de roda, desfiles de agremiações e bonecos gigantes fazem parte das atividades do pólo. Esse ano o pólo conta também com momentos pedagógicos sobre o coco e brinquedos de capoeira, com o pesquisador e professor José Ataíde.
Corredor da Diversidade
Esse ano em Olinda haverá uma programação especial para o Corredor da Diversidade, que contará como passarela a Rua 13 de Maio. Troças, blocos, bandas de fanfarra com evolução de balizas, cortejos de percussão, escolas de samba, entre outras atrações passarão pelo corredor. Abutres, Bigode Grosso, Maracatu Baque Mulher, Conxitas, Escola de Samba Preto Velho, Oriente, Academia do Samba e Samba Soul Delas serão algumas das atrações que desfilarão no corredor.
SÁBADO DE ZÉ PEREIRA – No Sábado de Zé Pereira, uma das novidades será o bloco Bumba Meu Bowie, que terá concentração no pátio do Mosteiro de São Bento, a partir das 11h. Outras atrações do dia serão: bloco Samba Soul Delas (Mosteiro de São Bento às 10h), Panela de Pressão (Rua do Bonfim, às 9h), Trinca de Ás (Rua do Bonfim, 11h30), Ceroula (Clube Atlântico, às 16h), Hoje a Mangueira Entra (Rua Cel. Joaquim Cavalcanti, às 16h) e o Homem da Meia Noite (Largo do Bonsucesso).
DOMINGO DE CARNAVAL – Domingo no Alto da Sé os super-heróis têm encontro marcado no bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça (9h), e o Mucha Lucha monta o ringue no pátio academia Santa Gertrudes (8h às 13h). O bloco I Love Cafuçú sai no domingo, também do Alto da Sé, às 10h. Samba também é a pedida do domingo com o Patusco (Rua do Amparo, às 10h) e D´Breck (rua do Bonfim, às 10h). Às 17h30, o Clube Carnavalesco Elefante de Olinda sai da Rua do Guadalupe. Já às 19h, o Bloco Flor da Lira se concentra na rua 15 de Novembro.
SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL – Segunda-feira pela manhã, a diversão é das famílias com crianças. O Eu Acho é Pouquinho se concentra às 9h na Praça Laura Nigro, na Ribeira, e Patusquinho na Rua do Amparo no mesmo horário. Também na segunda-feira pela manhã acontece a Apoteose dos Bonecos Gigantes. A concentração é às 9h, com saída às 10h do Alto da Sé, em direção ao Palácio dos Governadores. O Encontro de Maracatus de Baque Solto será realizado na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. A concentração é às 10h com maracatus rurais de todo o Estado. Toda Forma de Amor (rua 15 de Novembro, às 11h), Pitombeira (Praça 12 de Março, às 16h) e a Troça Carnavalesca Ofídica, Etílica e Erótica Minha Cobra (Largo do Bonsucesso, às 11h) são alguns destaques do dia.
TERÇA-FEIRA GORDA – Na terça-feira, o dia começa no Largo do Guadalupe com o maracatu Piaba de Ouro e a saída dos tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda do artista Sílvio Botelho. O dia segue movimentado com muita festa e alegria com o Patusco (Amparo, às 9h), Conxitas (Quatro cantos, às 10h), Rebylleurias (Rua do Bonfim, às 11h30), Eu Acho é Pouco (Praia dos Milagres, às 17h), Maracatu Nação Pernambuco (Avenida Liberdade, 21h). Os tradicionais blocos Elefante e Pitombeira também têm desfiles na terça-feira.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS – A Quarta-Feira de Cinzas tem início às 5h com o Munguzá de Zuza Miranda e Thaís, no Alto da Sé. Às 07h30, o Bacalhau do Batata se concentra no Alto da Sé. Às 19h, no Varadouro, há o Encontro de Bois da Boa Hora, onde os bois receberão uma linda homenagem de Dona Dá, que será um troféu criado pela artista e designer Joana Lira.
Fonte Prefeitura de Olinda
Quinta-feira, 4 de fevereiro – a partir das 19h
Combo X
Alceu Valença
Orquestra Contemporânea de Olinda
Sexta-feira, 5 de fevereiro – a partir das 15h
Pablo Mesquita
Maciel Salu
Sérgio Andrade
Patrícia Cruz
Tito Lívio
Geraldo Cardoso
Cylene Araújo
Beto Bandolim
Sábado, 6 de fevereiro – a partir das 15h
Família Salustiano
Ayrton Montarroyos
Zé Cafofinho
Spok
Siba
Edilza Aires
Rogério Rangel
CirDomingo, 7 de fevereiro – a partir das 15h
Bonsucesso Samba Clube
Quinteto Violado
Antúlio Madureira
Almério
Vitor Camaroti
Eddie
Caiçara
Sasquatman
Segunda, 8 de fevereiro – a partir das 15h
Ganga Barreto
Isaar
Banda Rhudia
Ska Maria Pastora
Som da Terra
Maestro Duda
Karina Buhr
Angélica Cris
Terça-feira, 9 de fevereiro – a partir das 15h
Don Tronxo
Emília Monteiro
Sambê
Silvério
Zuza Miranda
Café Preto
Paulo Perdigão
Quarteto Olinda
Paulo Pecadoco Vivant


Nenhum comentário:

Postar um comentário