quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

1,5 milhão de pessoas circularam pelo Carnaval do Recife

Foto: Andréa Rêgo Barros
"Todos os números que recebemos mostram que nós tivemos o maior Carnaval de todos os tempos. Ficamos muito felizes por ver que conseguimos, mesmo em tempos tão difíceis para o Brasil, fazer uma festa tão bonita e tão alegre". Foi com estas palavras que o prefeito Geraldo Julio resumiu a experiência dos cinco dias do festejo momesco que ocuparam as ruas em vários pontos espalhados pelo Recife.
Na tarde desta Quarta-feira (10) de Cinzas, o gestor municipal se reuniu com o seus secretários no Paço do Frevo para apresentar dados que destacaram esta festa como sendo uma das maiores já realizadas pela Prefeitura do Recife, marcada principalmente, pela participação e alegria do folião. 
"Ficamos muito felizes de poder ver uma festa grandiosa como esta, mesmo num ano tão difícil como este para o Brasil. Mas conseguimos fazer o maior Carnaval de todos os tempos, e o mais alegre também. Os artistas, os trabalhadores, os foliões, todos entusiasmados e fazendo com que esta festa fosse tão linda", destacou o prefeito Geraldo Julio, que afirmou ainda que o Recife se firmou como capital que tem a maior e mais democrática festa popular, atingindo um público de 1,5 milhão de pessoas que circularam pelos 52 polos oficiais da festa neste ano.
O gestor também fez um agradecimento especial aos 952 artistas, sendo 99% pernambucanos, que fizeram 2.504 apresentações por toda a cidade. Aproveitou para entregar pessoalmente placa de agradecimento a Maestro Forró, um dos homenageados do Carnaval do Recife 2016. Os outros dois homenageados, Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e Maracatu Nação Porto Rico, já haviam recebido a placa do prefeito na abertura oficial da folia, na sexta (5).
Para o sucesso de organização do Carnaval, a Prefeitura do Recife contou com mais de 5 mil trabalhadores em ação, entre servidores e terceirizados. Entre eles um efetivo diário de 120 agentes e 120 orientadores de trânsito, que ajudaram nos deslocamentos de veículos pelo Bairro do Recife, onde os foliões ainda puderam contar com o serviço do ônibus Expresso da Folia, que transportou 50.500 foliões, e com o Táxi Metropolitano, que garantiu a circulação de táxis pelo bairro, com uma frota de até 9 mil  táxis autorizados.
Garantindo a beleza da festa, a partir de um esquema especial montado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a cidade teve o trabalho de 1.056 garis e 100 fiscais que removeram 530 toneladas de lixo, somando um total de 71 toneladas a mais do que o que foi recolhido na folia do ano passado. Uma novidade no esquema de limpeza ficou por conta do Ecobarco, que durante o Carnaval inteiro coletou resíduos flutuantes do Rio Capibaribe. 
O Carnaval do Recife 2016 foi um sucesso de organização e de receptividade, dado que se confirmou em uma pesquisa realizada pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que atestou que, a capital registrou 96,4% de ocupação hoteleira. Em pesquisa realizada com os visitantes, 89% garantiram que o Carnaval do Recife superou ou atendeu às expectativas, e dos entrevistados, 97,8% alegaram que pretendem voltar para brincar. Destes entrevistados, 99,1% recomendam a cidade como destino para o Carnaval. 
"Veio gente do mundo inteiro, Recife foi invadido pelos turistas e batemos o recorde de ocupação hoteleira", garantiu o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões. "Esse é um momento muito importante para a nossa cidade, porque conseguimos aquecer a economia e gerar mais emprego e renda para a população", completou o secretário.
No quesito de atenção à saúde, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, pontuou os números que confirmaram que a festa não deixou de garantir o cuidado com o bem-estar do folião: "Contamos com 2.800 trabalhadores nas áreas médicas atendendo aos foliões do Recife. O SAMU realizou 860 atendimentos, e também tivemos o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, com nossos profissionais visitando os focos da folia para realizar inspeção e controle com varredura e aplicação de larvicida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário