sábado, 15 de agosto de 2015

O frevo na alma da gente!

Gênero musical genuinamente pernambucano, o frevo completou em 2007 cem anos de existência como vocábulo. Isso porque, na linguagem oral e como manifestação cultural o frevo ultrapassou a barreira centenária bem antes.
Nascido no seio das classes trabalhadoras, ainda no final do século XIX, o frevo tem sua “certidão de nascimento” lavrada pelo Jornal Pequeno, do Recife, que em sua edição de 09 de fevereiro de 1907, um Sábado de Zé Pereira, grafou, pela primeira vez, a palavra mágica: Frevo.

Em seu Vocabulário Pernambucano, Pereira da Costa registra a origem da palavra frevo do verbo ferver, por corruptela, frever, que passou a designar efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como no carnaval.
Nesses mais de cem anos, o frevo resistiu e continua autêntico e vigoroso. Repetindo-se a cada carnaval, sem se curvar às influências de ritmos alienígenas que o ameaçam de vez em quando. Isso graças a sua essência e conteúdo que o identificam como uma das principais expressões culturais de Pernambuco e do Brasil.
Em menos de 4 meses estaremos mais uma vez no carnaval de Pernambuco. O Blog Acontece como sempre irá listar os melhores blocos e prévias, para quem pretende se organizar para a folia

Nenhum comentário:

Postar um comentário