quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Melhore a imunidade através dos alimentos

O sistema imunológico é o principal defensor do nosso organismo. Ele tanto evita que fiquemos doentes quanto identifica e ataca os agentes invasores, combatendo e acabando com a patologia causada. Se ele não está fortalecido, o corpo fica mais suscetível aos vírus (no caso das gripes de inverno) e tem mais dificuldade de destruí-lo.

Atualmente, podemos ver em farmácias uma gama enorme de compostos vitamínicos que prometem deixar o organismo “blindado” contra esses elementos agressores, mas isso pode ser feito de uma maneira bem mais natural. Uma das formas mais eficientes de fortalecer o sistema imunológico é através da alimentação.

A nutricionista do Hapvida Saúde, Paula Trigueiro, explica por que os alimentos são ótimos aliados quando assunto é imunidade. “Alguns tipos de alimentos são ricos em substâncias que funcionam como imunomoduladores, isto é, eles modulam o metabolismo aumentando a resposta imunológica e diminuindo o processo inflamatório.”

Para isso, segundo Paula, é recomendado manter uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, pois eles são fonte de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, elementos que o corpo necessita para ficar imune a vírus e bactérias. “Para quem tem dificuldade de comer corretamente, uma dica é ingerir, ao menos, três frutas e três vegetais por dia”, recomenda. 

Alimentos que fortalecem a imunidade 

Vitamina C: frutas cítricas, couve, brócolis e alguns condimentos, como coentro e gengibre. Alimentos que contêm esta vitamina aumentam a produção das células de defesa;

Vitamina A: fígado, mamão, lentilha, broto de bambu, gema de ovo. Todos esses têm ação antiinflamatória;

Vitamina E: vegetais folhosos, cenoura, chuchu e óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol. Potencializam as funções das vitaminas A e C e agem como antioxidante, retardando o envelhecimento celular;

Arginina: Laticínios, carne bovina, aves, peixes e frutos do mar são ricos nessa substância que ajudam a desintoxicar o organismo e melhoram a sua defesa.

Glutamina: alimentos ricos em proteína, derivados do leite e da soja, todos os que contêm glutamina nutrem as células imunológicas. 

A melhor maneira de prevenir doenças é manter o sistema imunológico saudável e forte, e recorrer aos alimentos ainda é o melhor caminho, pois, como diz o ditado, a prevenção é o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário