sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Afinal, qual o significado “Troças” no Carnaval de Olinda?

Falar em carnaval faz a maioria das pessoas pensarem logo em escola de samba, bloco de rua ou trios elétricos. Em Pernambuco, o carnaval é marcado também pelas Troças - TCM. Afinal, qual o significado de Troças?

As troças carnavalescas são originalmente pequenas agremiações que se parecem com os clubes de frevo, mas costumam ser menores e mais simples. Saem pela manhã ou à tarde, tendo o improviso, a descontração e a irreverência como marcas. A palavra “troça” vem do verbo “troçar” que significa “ridicularizar”, “escarnecer”, “zombar de”. O surgimento de uma troça está quase sempre ligado a uma história pitoresca, uma brincadeira nascida de uma reunião entre amigos. O termo “mista”, originalmente, significa que é formada por homens e

Entre as mais antigas e tradicionais ainda em atividade em Olinda estão T.C.M. (Troça Carnavalesca Mista) Cachorro do Homem do Miúdo, T.C.M Tô Chegando Agora; T.C. A Mãe é Minha ; T.C.M Quem Fala de Nós Não Sabe o Que Diz, T.C. Pitombeira dos Quatro Cantos e Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu Acho É Pouco, Bandida Organizada. O Elefante, de Olinda, apesar de se parecer mais com um clube de frevo, mantém o nome de Troça Carnavalesca, devido às suas origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário