quarta-feira, 15 de julho de 2015

Vaidade masculina impulsiona mercado da beleza

No mundo contemporâneo, vaidade e beleza não são mais cuidados exclusivamente femininos. Os homens têm se mostrado cada vez mais preocupados com a aparência, com a pele, cabelos e perfumação. Além de colônias exclusivas, há sabonetes, protetor solar, shampoo, condicionadores e creme hidratante antissinais só para eles. Se um tempo atrás os homens se aproveitavam dos cosméticos das mulheres, hoje eles já são atendidos em todas as suas necessidades.

Em pesquisa apresentada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é líder mundial no mercado de perfumaria e desodorantes, registrando inclusive, em 2014, um crescimento de 11% em produtos exclusivos para o público masculino. Entre os itens mais consumidos pelos homens estão os desodorantes, sabonetes, cuidados para cabelos, barbearia e, principalmente, perfumes com propostas de sedução, romantismo, status, glamour e que refletem sua personalidade.

Um dos produtos mais consumidos por eles é o perfume. Segundo a perfumista da Natura, Veronica Kato, os homens são mais fiéis às fragrâncias do que as mulheres e menos abertos às experimentações. “Os brasileiros gostam de notas amadeiradas frescas (cítricos, aromáticos) e de especiarias. Normalmente são acordes que transmitem sensação de frescor e limpeza, e notas amadeiradas que remetem vigor e sensualidade”, comenta.

Já quando o assunto é a remoção dos pelos corporais, o público masculino deixa de lado o preconceito para alimentar a relação de conforto e amor com o seu corpo. Embora a vaidade brade alto, a saúde não pode ser deixada de lado. Afinal, a função dos pelos é exatamente proteger, evitando que os poros expostos virem foco para infecção. A dermatologista Ronise Damasceno, do Hapvida Saúde, indica apenas aparar, mas explica o que fazer caso a pessoa queira manter a remoção total ou parcial dos pelos.


“O correto é depilar no sentido em que o pelo nasce, isso evita inflamação e trauma à pele. Mas fique atento, pois, a depender da região, eles nascem em várias direções. É necessário então reservar determinado tempo para o processo, e não fazê-lo de qualquer maneira em apenas um minuto”, recomenda a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário