segunda-feira, 13 de julho de 2015

Férias escolares: especialistas dão dicas de como fazer as crianças aproveitarem a pausa da melhor maneira

Fabiano Melo 
Com o início das férias escolares, tão aguardadas pelas crianças, os pais enfrentam diversas dúvidas sobre o que fazer nesse período. Muitos não sabem como programar atividades para que as crianças não fiquem entediadas, evitem passar o dia em videogames e outros aparelhos eletrônicos e aproveitem a pausa do ano letivo, pois um alívio na rotina é tão fundamental para o desenvolvimento intelectual quanto as aulas.

Conforme destaca a psicóloga Rochelle Rolim, do Hapvida Saúde, a pausa no ritmo agitado de aulas e atividades extracurriculares é necessária para evitar problemas que hoje são cada vez mais comuns: estresse e ansiedade. “É constatado clinicamente que quem exerce atividades repetitivas (como uma rotina escolar, de trabalho etc.) necessita de uma pausa mais prolongada com alguma frequência. Quando isso não acontece, a mente adoece. O corpo adoece”, ressalta Rochelle. 

Já a diretora e empresária da Prime’s Cool, Nicolle Nery, explica que esse período livre é importante e também ajuda no desempenho e no aprendizado ao longo do ano. “Hoje, vivemos uma fase de superestimulação infantil, então, as férias, além de descanso físico, é o momento onde a criança vai dar uma pausa na rotina e reabrir as conexões para novos aprendizados quando as aulas retornarem.”

Embora pareça complicado, é possível programar atividades simples e que sejam prazerosas. O primeiro passo, segundo Nicolle, caso os pais não tenham a possibilidade de tirar férias junto com os filhos, é não delegar a responsabilidade de cuidar dos filhos a terceiros. “É melhor que os pais estejam sempre presentes nesses momentos, mas, se não for possível, uma opção é deixar com familiares, como avós e tios, assim eles se socializam, reforçam os laços familiares e saem da rotina”, aconselha.  

No âmbito das atividades, a diretora ressalta que essa época é o momento de resgatar brincadeiras antigas e tentar eliminar o contato constante com os aparelhos eletrônicos. “Tablets e celulares são muito práticos, mas eles limitam as crianças cognitivamente. O ideal é experimentar sensações, como o contato com areia, brincadeira com tintas e massinhas de modelar...”. Mas, como lembra Rochelle, uma tarde jogando Xbox online com amigos também traz alegria, satisfação e prazer, a palavra-chave é o equilíbrio. 

Filmes, passeio em parques e reuniões em casa são sempre uma boa escolha, tanto para as famílias grandes quanto para quem tem apenas um filho. “No caso dos filhos únicos, pode-se convidar colegas de classe para sessão de cinemas em casa, com pipoca, colchonete, cabana... Mas, se os irmãos são de idades diferentes, existem muitos filmes e animações que abrangem os interesses de várias faixas etárias, sem provocar conflito”, acrescenta a diretora.  

Colônia de férias  

Para os que não têm tempo e não podem contato com os familiares, existem ainda as colônia de férias, que oferecem atividades leves e variadas. Se os pais optarem por essa alternativa, é necessário observar se a programação é diferenciada da executada durante o ano. “Como o ambiente já é o mesmo, a escola tem que propor atividades que saiam do habitual e criar outros momentos, saber que a criança está ali para brincar, se ela não quer fazer uma atividade, ela tem essa liberdade”, afirma Nicolle.
  
A Prime’s Cool oferece essa oportunidade para seus alunos e crianças de outras escolas e montam sua programação observando o lado lúdico das atividades, “acompanhados por monitores, temos plantação, oficina de circo, cozinha experimental, vários esportes, contato com animais no mini zoológico, cinema, pique-nique, entre outros”, finaliza a empresária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário