sábado, 11 de julho de 2015

Exposição de sanfonas Leticce movimenta Juazeiro da Bahia

Vários modelos de sanfona, bem como todo o processo de montagem do instrumento, vão movimentar o foyer do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-Ba. A exposição acontece de 14 a 17 de julho, nos horários: 09h às 12h e 14h às 23h, e faz parte da programação educativa do III Festival Internacional da Sanfona.

O evento é fruto de uma parceria entre o Festival e a Leticce, fabrica de sanfonas que foi a primeira a produzir sanfonas profissionais com dupla ressonância, que tem sede em Campina Grande-PB. A indústria foi idealizada pelo sanfoneiro, poeta e repentista, Amazan. “O público terá a oportunidade de conhecer cinco modelos de acordeons fabricados pela Leticce. Três modelos são Mega 6ª L (em 4ª voz com dupla ressonância), sendo dois tradicionais e um modelo especial série ouro com musicamentos binci, que é o nosso mais novo lançamento. Completam ainda a exposição um modelo Super 5 e um MRR-80”, explica o analista de negócios da Leticce, Alis Marckezan.
De acordo com Marckezan, Além da exposição, técnicos da fábrica Leticce fabricarão uma sanfona ao longo do festival. “O público poderá acompanhar a todo o processo de produção de partes importantes da sanfona. Uma atividade especial para todos os amantes desse belo instrumento”.
A Leticce - O cantor e acordeonista Amazan sempre foi responsável pelo conserto de seus próprios instrumentos. Também fazia alguns reparos especiais nos acordeons dos colegas. Ele era o único na região habilitado a realizar tais serviços.
Certo dia, em conversa com um amigo e também sanfoneiro, Amazan ouviu a sugestão de abrir uma fábrica de acordeon. Desde aquele instante, Amazan ficou determinado em implantar uma fábrica pioneira em Campina Grande (PB).

Em dezembro de 2004 foi noticiada a abertura da Fábrica de Acordeons LETICCE, em Campina Grande (PB). Foram seis meses de trabalho duro até que em junho de 2005, toda a equipe se emocionou ao escutar as primeiras notas do modelo experimental do acordeon LETICCE.
Graças à coragem e determinação de um homem, e à contribuição de muitos outros, o Nordeste do Brasil se orgulha imensamente de fabricar os melhores acordeons. Atualmente a LETICCE é distribuída para todo o Brasil. Os produtos fabricados e comercializados são sanfonas de 120 e de 80 baixos, e foles de 8 baixos.
Além de fabricação, a empresa realiza restaurações e consertos em geral de acordeons: afinação, substituição couros e feltros das válvulas, alinhamento de teclas, alinhamento da baixaria, conserto de teclado e registros, conserto da mecânica dos baixos, restauração geral de fole, revestimento com celuloide, limpeza interna geral, fabricação de cavaletes e fabricação de telas personalizadas.
O III Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda e Conspiradoria Projetos e Produções Ltda, patrocinado pelo BNDES através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário