sábado, 18 de julho de 2015

Carnaval de Pernambuco: uma singularidade única no Brasil

As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as festas lupercais, bacanais e saturnais gregas e romanas ou associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. Independentemente de sua origem, o certo é que o carnaval já existia na antiguidade clássica e até mesmo na pré-clássica, com danças ruidosas, máscaras e a licenciosidade que se conservam até a época contemporânea.

No Brasil, a folia anual é originária do entrudo, festa pagã européia que chegou ao País com os colonizadores portugueses. Era realizado entre famílias amigas ou pessoas conhecidas, ganhando mais tarde as ruas, envolvendo desconhecidos, atingidos por baldes de água, farinha, cinzas, lama. Casas ficavam inundadas, passantes nas ruas encharcados e todos, senhores e escravos, senhorinhas e mucamas, se divertiam. Foi proibida oficialmente e aos poucos incorporou elementos como o confete, a serpentina e limõezinhos de cera, cheios de água perfumada.
Em Pernambuco, o entrudo português mudou no século XVII, quando assimilou costumes africanos. No século XIX, surgiram o frevo e o passo, o que deu ao carnaval de Pernambuco uma singularidade única no Brasil. A partir de então, começaram a surgir as primeiras agremiações carnavalescas nos bairros populares do Recife.
Em menos de 5 meses estaremos mais uma vez no carnaval de Pernambuco. O Blog Acontece como sempre irá listar os melhores blocos e prévias, para quem pretende se organizar para a folia

Nenhum comentário:

Postar um comentário