terça-feira, 23 de junho de 2015

Nutricionista dá dicas para aproveitar as festas juninas e manter a saúde

O São João é uma das festas mais esperadas pelos nordestinos. É um período de muita animação, shows e o momento de se deliciar nas maravilhas da culinária típica da época. Milho, canjica, pamonha, curau, batata doce, macaxeira, pipoca, amendoim... A lista é grande, mas será que todos esses itens podem ser consumidos à vontade?

A vedete dos pratos juninos é o milho, e ele é sim um ótimo aliado da saúde, como explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Paula Trigueiro. “O milho é um ótimo alimento para o nosso organismo, ele é rico em minerais e possui vitaminas A e C, além de ser uma ótima fonte de fibras.” 

Outro alimento que também é uma boa pedida para quem quer aproveitar as festas sem se esquecer da alimentação saudável é a batata doce. Já conhecida dos adeptos das academias, além de fornecer energia e facilitar o ganho de massa muscular, ela é uma excelente fonte de ferro, potássio e vitaminas C, E e A. “A batata doce também é muito importante para os diabéticos, ela controla a glicemia, pois absorve a glicose mais lentamente”, lembra ainda a especialista do Hapvida Saúde. 

Mas nem tudo está liberado. A palavra-chave, segundo Paula Trigueiro, é moderação. Apesar do milho ser benéfico, os pratos feitos com ele podem não ser tão saudáveis. “Quando essas comidas são preparadas, há a adição de açúcar e gordura, como queijos, leite condensado, entre outros”, ressalta a nutricionista. Tudo isso acrescenta calorias e, em longo prazo, pode proporcionar ganho de peso, problemas no coração, arteriosclerose, entre outros. 

Alimentos que também têm seus pontos positivos, mas, se não forem consumidos com moderação, podem acarretar o ganho de peso são amendoim e castanhas. “Ambos possuem gorduras boas, mas eles são bastante calóricos. Para se ter uma ideia, 100g de amendoim possui 500 calorias. Então, é preciso prestar atenção para não extrapolar a quantidade diária ideal”, recomenda a nutricionista. 

Mas isso não significa que seja necessário abdicar de todas essas delícias de São João. Paula Trigueiro dá dicas para tornar as receitas mais saudáveis. De acordo com as orientações da especialista, é possível fazer a substituição de ingredientes, como trocar o leite integral pelo desnatado, utilizar o leite de coco e optar por um açúcar mais benéfico (caso do demerara ou mascavo).  

Bebidas alcoólicas também fazem parte do quesito moderação


As bebidas alcoólicas estão sempre presentes nas festas de São João. Os problemas relacionados ao álcool podem não ser tão imediatos, mas isso não significa que devem ser esquecidos. A especialista do Hapvida Saúde fala que, fora o vinho (consumido com moderação), nenhuma outra bebida contribui para a saúde do organismo. “As bebidas são calorias vazias. Elas aumentam as taxas de lipídio no sangue, o risco de doenças cardiovasculares, podem causar gastrite e facilitar o aparecimento da diabetes”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário