segunda-feira, 22 de junho de 2015

Lançado livro sobre vida e obra de Pinto do Acordeon

Foto Santyago
Cantor, sanfoneiro e símbolo de expressão da cultura nordestina, o cantor paraibano Pinto do Acordeon, um dos ícones da música regional, teve a sua obra imortalizada nas páginas de um livro que acaba de ser publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). A obra “Por Amor ao Forró, Pinto do Acordeon”, de autoria do escritor Onaldo Queiroga, homenageia em vida o maior forrozeiro dos sertões da Paraíba e um dos melhores do Nordeste.

O livro publicado pelo Selo Latus da EDUEPB retrata, através de histórias, depoimentos, poesias, música e fotos em preto e branco, aspectos e peculiaridades do forrozeiro de Conceição. Com 227 páginas, ele mostra toda a trajetória de um dos mais autênticos seguidores do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga. Importantes artistas de renome nacional dão seus depoimentos sobre Pinto do Acordeon, defensor do legítimo forró pé de serra.
Francisco Ferreira Lima, o Pinto do Acordeon, é natural de Conceição e autor de grandes sucessos como “Engenho velho”, “Paixão de beata”, “Vida boa aperreada”, entre outros. Compositor disputado por grandes intérpretes como Elba Ramalho, Fagner, Dominguinhos, Genival Lacerda, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Os 3 do Nordeste, Pinto do Acordeon é o homenageado deste ano do São João de Patos, onde funciona o Câmpus VII da UEPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário