sexta-feira, 26 de junho de 2015

André Rio: De malas prontas para a Europa

Luciano Magno, Benil Ramos e André Rio 
O cantor e compositor André Rio embarca para mais uma edição do Projeto Viva Pernambuco / Tour Europa, em julho. Desde 2000, o pernambucano difunde a música pernambucana para o continente europeu, durante o seu verão com um espetáculo musical que vai percorrer importantes cidades e conceituados festivais, como o Montreux Jazz Festival e Festival Latino-americano de Milão.

Em 14 anos de turnês, André Rio já teve como convidado Spok, Lula Queiroga, Elba Ramalho, Paulinho Leite, entre outros. Esse ano, o cantor viaja com uma equipe formada pelo forrozeiro natural de Caruaru, Benil, além da participação especial de Carla Rio, irmã de André, e da cantora paraibana Diana Miranda.

A turnê conta ainda com a direção musical de Luciano Magno, compositor e instrumentalista que se consagrou pelo rigor e preciosismo dos seus arranjos em diversos musicais em que atuou. O espetáculo é um verdadeiro mosaico de ritmos e tendências que circundam a cena pernambucana e traz, no seu repertório, músicas de verdadeiros ícones da nossa cultura, como Luiz Gonzaga, Capiba, Getúlio Cavalvanto, Alcéu Valença e trabalhos autorais de André Rio e Benil com o intuito de promover e divulgar o grande potencial turístico-cultural de Pernambuco.

Nos meses de junho, julho e agosto, verão no hemisfério norte, cresce o número de turistas e os próprios europeus circulam pelo continente para desfrutar dos principais eventos musicais da região.
====> ROTEIRO: 
SUIÇA
03 de julho - Geneve - feat Diana Miranda
04 de julho - Montreux Jazz Festival (Music in the park) - feat Diana Miranda

ITÁLIA
05 de julho - Millano in Festival

PORTUGAL
08 de julho – Lisboa
10 de julho - Lisboa (Santiago Alquimista)
11 de julho - Porto (ESMAE)

INGLATERRA
16 de julho - Londres 
17 de julho - Londres 
18 de julho – Londres
  
BIOGRAFIAS: 
ANDRÉ RIO
A trajetória do cantor e compositor pernambucano André Rio começou cedo. Neto, filho, sobrinho e irmão de músicos, aos 09 anos, cantava em festivais estudantis, aos 17 anos já era um intérprete consagrado dos festivais de Pernambuco. Com o sucesso, passou a montar os próprios espetáculos em teatros. O primeiro disco chegou em 1990, com grande influência da MPB e fez muito sucesso nas rádios. O LP "André Rio e a banda modelo do meu terno", trouxe composições próprias e de seus parceiros, revelando, assim, o talento e a veia poética do cantor. No mesmo ano, André, também, lançou o compacto "Queimando a massa" para o carnaval.

Em 1994, o artista gravou seu segundo disco: "Presença", que contou com vários destaques, entre eles a música "Sou teu amor", que virou nome de bloco na semana pré-carnavalesca de 1995, trazendo como atrações André Rio e Daniela Mercury. O projeto era ousado, mas a missão foi cumprida - André levou o frevo com todas as suas nuances para cima do trio elétrico onde hoje é um dos expoentes do Galo da Madrugada, no Recife.

Neste mesmo ano, surgiu o projeto "Me leva", que seguiu pelos carnavais fora de época do Nordeste, passando por cidades como João Pessoa, Fortaleza, Teresina, Maceió e Natal. A experiência de executar e divulgar a música pernambucana em trio elétrico - levou o artista à gravação de mais um CD, "Me leva", em 1996. Lançado em 1998, o disco foi sucesso total no carnaval de Pernambuco. E foi em plena folia, ao som de sucessos como o frevo "o bicho vai pegar", que André recebeu seu primeiro disco de ouro. O CD "ao vivo" foi gravado num show em Recife, com participação especial de Alceu Valença. A diversidade do repertório tem conquistado um público cada vez maior fora do brasil. Em 2000, 2001 e 2002, André alçou novos voos. Seguiu para a Europa com vários projetos musicais.



E, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Naná Vasconcelos, o cantor participou da turnê "Pernambuco em canto" - nos festivais: "Latino-americano festival ritmos", festival "Viva-afro Brasil" em Tübingen, festa da cidade de Zurique, festa da cidade de Geneve, "Festival jazz a Vienne", entre outros. O cantor, também, participou do maior festival de música do mundo, apresentando seu show na sala Stravinsk no original Montreux Jazz Festival. Nos anos seguintes, incorporou ao seu trabalho outras sonoridades como resultado da sua experiência musical no exterior e aí, lançou os CDs: "Farol de Olinda" e na "Levada da Embolada" que têm uma linguagem mais moderna - fundindo o regional com o world music.

Em dezembro de 2006, em comemoração aos 100 anos do frevo, o artista lançou o CD "Cem Carnavais". Em 2007, celebrando os 20 anos de carreira, gravou o DVD "Pernambuco Sou", no teatro da UFPE. O DVD conta com a participação de mais de 140 componentes entre artistas, músicos e técnicos. Neste show, André fez uma releitura de suas antigas canções, pincelou, ainda, seus maiores sucessos, cantou músicas de compositores pernambucanos, além de músicas inéditas. O resultado foi um DVD alegre, pulsante e contagiante. Sobre o novo trabalho André sentencia "Pernambuco Sou" é o resumo de toda a minha carreira, mas é, sobretudo, uma declaração de amor a Pernambuco”.

Em 2009, foi lançado o projeto - "Rapsódia Nordestina" - resultado da união de André Rio com o "Trio Sotaque" - formado pelos músicos Luciano Magno, Fábio Valois e Raimundo Batista. "Rapsódia Nordestina" é, antes de tudo, uma leitura inovadora e ousada de diferentes trechos das obras musicais e poéticas dos grandes representantes da cultura do nordeste brasileiro, empreendida pelos olhares sensíveis desses quatro músicos.

A crítica e o público receberam bem o novo CD em todo o Nordeste e acabou resultando em uma memorável apresentação no Teatro Rival, no Rio de Janeiro com as participações de Elba Ramalho, Moraes Moreira e Roberto Menescal. Logo depois a Rapsódia seguiu para uma turnê na Europa: Milão, Roma, Lonato del Garda, Torino, Bélgica, Lisboa e no lendário Festival de Montreux, na Suíça. Em Milão, no Festival Latino Americano, André Rio e Olodum se apresentaram para uma plateia de 25 mil pessoas. O cantor trouxe na mala a alegria de mais uma vez ter divulgado o melhor da música pernambucana e também o convite de Júlio Sobral, Vice-Presidente da FOX Channels Italy, para voltar a Europa e se apresentar na emissora em abril de 2010.

Já no Brasil, o Diretor de Programação Arísio Coutinho Filho convidou André para ser o primeiro artista a gravar o primeiro especial da TV Globo Nordeste em HD, no mês de Outubro. O compositor está preparando um show acústico e totalmente voltado para a MPB com canções inéditas, algumas regravações de seus grandes sucessos e também de autores que admira.

Em 2012, o cantor lançou o CD Fervo, com composições próprias para homenagear o ritmo que é patrimônio imaterial da humanidade.

Com 25 anos de carreira, em 2015, o cantor lançou o CD Um Abraço no Frevo, em homenagem ao compositor Carlos Fernando, falecido em 2014.

BENIL RAMOS
Benil, natural de Caruaru – PE, tem influências musicais familiares de radialistas e músicos, onde cresceu em um dos maiores berços nordestinos de artistas. É hoje considerado um dos maiores artistas da nova geração Pernambucana, sendo respeitado onde mostra seu trabalho. Benil completou 10 anos de Forró em 2013 e para celebrar esses anos, em parceria com a GLOBO NE, gravou no dia 20 de abril seu 1º DVD – Benil Forró de Todos os Tempos, show realizado no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu – Recife) com roteiro composto de sucessos do forró, composições que fizeram parte desses 10 anos de história e músicas de autoria própria e com parceiros da nova geração da música;  este Show(Especial Globo NE) foi exibido em janeiro de 2014 em um Especial na programação da Emissora.

Interpretando o forró com sua jovialidade e versatilidade, característica própria do cantor, Benil ainda contou com a participação de André Rio, Bruno Lins, Geraldinho Lins, Luciano Magno, Paulinho Leite e do conterrâneo Petrúcio Amorim. 

Neste ano de 2015, Benil recebeu no Prêmio da Música Pernambucana, o Troféu Acinpe como Melhor CD de Cantor de Forró de 2014, eleito por voto popular.

Leva em seu currículo 10 participações no Galo da Madrugada (nos anos de 2012 e 2013 “puxando” o trio da Trident) e no ano de 2013 o Trio da Colgate/Sorriso; e em outras oportunidades, dividindo trio com André Rio, Kana Kaiana e com o Território Nordestino, além do trio dos Forrozeiros. No Carnaval, Benil já faz parte dos novos nomes que tem presença garantida nas programações de carnaval de Cidades principais da folia, como Recife e Bezerros.

Foi Finalista do Concurso de frevo realizado pela Prefeitura do Recife em 2009/2010, foi o 5º colocado na Femuarte de Garanhuns em 2009, classificou o Caboclinho “Caboclo d’água” em Segundo lugar no Concurso de Músicas Carnavalescas 2010/2011 do Recife, gravando esta mesma música em Cd da Gravadora Nacional Biscoito Fino. Neste ano de 2014 Benil lançou seu Primeiro Cd de Carnaval – Subindo o Passo, e teve mais uma vez sua música no CD do Galo. Participou em 2012 do concurso da Música tema do Galo da Madrugada 2013 e sua canção “Descendo o Rio” está no Cd do Maior Bloco de Carnaval do Mundo, lançado dia 6 de dezembro 2012.

Benil foi o líder e cantor da Banda Território Nordestino desde sua formação em 2003, tendo passado estes 7 anos dedicados ao grupo como cantor, produtor executivo, produtor musical e empresário; até se direcionar a fazer a sua própria trajetória. Durante estes anos, Benil representou o Território Nordestino em diversos estados como Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba e São Paulo, onde participou da maior feira de música do Brasil, a Expomusic, dividindo o palco com Luciano Magno, um dos maiores guitarristas do nosso país. Em 2011, a voz de Benil se espalhou por todo o Nordeste através do Jingle “São João do NE” da Rede Globo.

Como compositor, Benil teve seu auge em agosto de 2009, quando sua música “Meu Cantar” foi a mais votada no site globo.com no quadro Duelo da Garagem do Faustão, tendo o clipe apresentado ao Vivo no programa Domingão do Faustão em novembro do mesmo ano.

No ano de 2013, Benil foi convidado pela Empetur e representou Pernambuco na Feira Internacional BNTM Salvador, em abril de 2013, no Bahia Hall Salvador, e fez mais um show em Salvador representando Pernambuco no Evento Pernambuco É Só Chegar; no início de junho levou seu Forró ao Panamá para os festejos juninos da Construtora Odebrecht. 
LUCIANO MAGNO
Luciano Magno é compositor, arranjador, instrumentista, cantor e produtor musical. O Início da sua carreira musical deu-se no Recife, no início da década de 90.Estudou no CEMO e no Conservatório Pernambucano de Música. Participou de três edições do Festival Canta Nordeste da Rede Globo como integrante da orquestra do festival e em uma das edições como arranjador.

Arranjador e produtor de diversos artistas, gravou e produziu nomes como: Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Nando Cordel, Dominguinhos, André Rio, Elba Ramalho, entre tantos outros.

Em 2000, Luciano Magno lançou o seu primeiro disco instrumental, pela Polydisc/Sony, se apresentando no Montreux Jazz Festival na Suíça e também no Festival de Inverno de Garanhuns. O disco recebe grande destaque em revistas como Guitar Player e Cover Guitarra.

No mesmo ano, fez direção musical do show de Naná Vasconcelos no Festival Percpan, no teatro do Cite de La Musique, em Paris. Excursionou na Europa com o show “Pernambuco em Canto” ao lado de outros artistas pernambucanos.

Em 2001, participou do Projeto “Viva Gonzaga”, ao lado de artistas pernambucanos como André Rio e Lula Queiroga, em festivais de Milão (Itália), Montreux (Suíça) e Imst (Áustria).

Em 2002, Luciano Magno dá início a parcerias pioneiras com marcas de instrumentos musicais nacionais e multinacionais como a Condor Guitars e em seguida com a cabos Santo Ângelo e amplificadores Meteoro. Ministra workshops e oficinas em todo o Brasil.



Em 2003 lança o CD Sotaque, duo com o pianista Fabio Valois. O duo se apresentou no Festival de Inverno de Garanhuns, Feira da Música de Fortaleza, Expomusic (SP), Cascavel Jazz Festival (Edição Recife) e Festival de Música Instrumental do Recife no Teatro Santa Isabel, dividindo a noite com Hermeto Pascoal.

Em 2004 participa como solista convidado da Banda Sinfônica Cidade do Recife, no Teatro do Parque. No mesmo ano, traz para o Recife o grande ícone da Bossa Nova, Roberto Menescal, dividindo o palco do Teatro Santa Isabel. Fazem três músicas juntos ao final do show.

No mesmo ano lança o CD “Engasga Gato”, formando o Trio Sotaque com Luciano Magno (guitarra acústica e violões), Fábio Valois (piano) e Raimundo Batista (pandeiro).

Em 2005, Luciano Magno foi convidado para apresentações no ano do Brasil na França. Fez várias apresentações na região de Grenoble, sudeste da França e em Paris. Participou do Encontro de Violões e Bandolins 2005, em Duo com o guitarrista Paulo Rafael. Com o Trio Sotaque, Luciano Magno participou de festivais e feiras de turismo em Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha), Milão (Itália) e Berlim (Alemanha).

Em 2006 lança o DVD do Trio Sotaque (gravadora Polydisc), gravado no Teatro Santa Isabel em Recife, sendo o primeiro registro de música instrumental pernambucana, em DVD.

Em 2007, Luciano Magno faz direção do show do cantor mineiro Cacau Brasil em Montreux (Suíça) e em Ohrid (Macedônia).

Em 2008, lança o CD “Novos Carnavais” com frevos de rua e também frevos canção e de bloco. Em 2008, lança o CD “Viva Dominguinhos”, em duo com o músico paulista Sandro Haick. Um CD de grande contribuição para o gênero instrumental, com a transposição da linguagem do mestre do acordeon para os violões, guitarras e violas. O CD tem a participação de Dominguinhos, Maesto Spok, Heraldo do Monte e Guadalupe.

Em 2008, Luciano Magno assina direção musical e arranjos da turnê do cantor mineiro Cacau Brasil nos EUA. Passa por New York, Boston, Washington, Atlanta, Miami e Orlando.

Luciano Magno é premiado com o 3º lugar no Festival de Música Carnavalesca do Recife 2009, em duas categorias, frevo de rua e frevo de bloco com os frevos “Esquentadinho” e “Frevoarte”, respectivamente.

Em 2009, produz o CD “Rapsódia Nordestina” uma parceria entre o cantor Andre Rio e o Trio Sotaque. O disco foi lançado com show no Teatro Rival no Rio de Janeiro com participações de Moraes Moreira, Roberto Menescal e Elba Ramalho.

O projeto “Rapsódia Nordestina” seguiu com um tour no calendário junino do São João do Nordeste e uma tour na Europa, passando pelo Montreux Jazz Festival (Suíça) e o Festival Latino-americano de Milão (Itália). Em sequência, Luciano dirigiu outra turnê do cantor Cacau Brasil, em Portugal, Espanha, Itália e arquipélago dos Açores.

Em dezembro de 2009, Luciano Magno faz participação na apresentação da Orquestra Strauss Capele de Viena, no Teatro Beberibe, no Recife. Em sequência, Luciano Magno teve um festival realizado em sua homenagem, na cidade de Pesqueira, terra natal do seu pai Luiz Tenório. No Festival Famune, Luciano Magno recebeu 22 atrações entre artistas nacionais e regionais como Elba Ramalho, Fafá de Belém, Moraes Moreira, Jorge de Altinho, Maciel Melo, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Nena Queiroga, Israel Filho, entre outros.

Em 2010, Luciano Magno grava o CD Forrobodó, onde passeia pelos ritmos do ciclo junino que foram fortes influências na sua música, haja vista que o seu pai é acordeonista e Luciano gravou e produziu diversos nomes do gênero.

Faz shows durante o São João do Nordeste em cidades como Recife (PE), Paulo Afonso (BA) e Crato (CE). Participa do programa “Causos e Cantos” da Rede Globo NE.

Em julho de 2010, segue novamente em turnê por Portugal e Espanha. Em setembro de 2010, assina a direção musical da turnê do cantor André Rio, nos EUA, passando por Orlando, Miami e New York.

Em outubro de 2010, faz participação especial no DVD do cantor Paulinho Leite, em show que foi ao ar em programa da Rede Globo NE. Em 2010, o seu frevo “Esquentadinho” recebe letra do grande compositor da MPB, Moraes Moreira, firmando assim a primeira parceria entre Luciano e Moraes.

O compositor Roberto Menescal, autor de clássicos como o Barquinho e Bye Bye Brasil, faz o “Samba Magno”, em homenagem a Luciano Magno. Esta música recebe letra do cantor e compositor André Rio e é gravada para o CD “Outras Bossas” do mesmo.

Em dezembro de 2010 Luciano Magno consagra-se o grande vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011, com o 1º lugar com o frevo de rua “Pisando em Brasa” de sua autoria, o 2º lugar com os caboclinhos “Caboclo D`água”, em parceria com João Araújo e ainda ganha o melhor arranjo do festival tendo o seu arranjo original transcrito pelo maestro Edson Rodrigues, mantido plenamente.

Em julho de 2011, Luciano Magno faz participação na Turnê “Pernambuco Soul” em parceria com André Rio e Paulinho Leite na Alemanha, Suíça (com shows novamente no Montreux Jazz Festival), Itália, Espanha e Portugal.

Luciano Magno, tem como principal característica do seu trabalho a valorização da música popular brasileira, com fortes influências de ritmos nordestinos como o frevo e o baião, unindo-se à pluralidade do jazz.

No dia 05 de março de 2012, Luciano Magno recebeu o Título de Cidadão Pernambucano, aceito com unanimidade pela Assembleia Legislativa de PE, garantindo assim o reconhecimento de todo o trabalho realizado divulgando a cultura pernambucana no Brasil e no mundo.

Luciano Magno foi o responsável pela direção musical, arranjos e participação no programa Causos e Cantos da Rede Globo NE em 2012 e 2013. Em 2012 o programa foi em homenagem a Luiz Gonzaga. Em 2013, o programa teve como inspiração o livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha e mais uma vez, Magno foi o responsável pela direção musical e arranjos.

Luciano Magno participou da abertura do Carnaval do Recife 2013, no Marco Zero, em um dueto com Armandinho e a Spok Frevo Orquestra, além de realizar shows no período carnavalesco em polos do Recife e no interior do estado de Pernambuco.

Foi o vencedor do Troféu Acinpe 2013, com o disco “Trajetória Instrumental”, na categoria CD Instrumental.

Luciano Magno, lançou em maio de 2013 o primeiro método de Frevo para Guitarra, no Brasil, em parceria com a Editora DPX de São Paulo. Ainda em 2013, fez turnê ao lado dos parceiros Andre Rio e Paulinho Leite, em junho, nas cidades de Zurique (Suíça), Amsterdam (Holanda), Lisboa (Portugal) e Viena (Áustria).

Em agosto e setembro de 2013, voltou aos EUA, fazendo a direção musical da tour de André Rio, participando do Brazilian Day em New York e de uma caravana pernambucana, difundindo a cultura pernambucana nas ruas de Manhattan.

Luciano Magno fez a direção musical e arranjos do Concurso Música do Carnaval de PE, realizado pela ABPA, nos anos de 2013 e 2014. Luciano Magno participou novamente da abertura do Carnaval do Recife, no Marco Zero, em 2014.

E lançou o disco instrumental Estrada do Tempo.

Endereço eletrônico: www.lucianomagno.mus.br e www.facebook.com/lucianomagnogtr

DIANA MIRANDA
Faz em sua música uma fusão de ritmos do Nordeste do Brasil com samba, ritmos africanos e jazz. Em 1992, gravou seu primeiro disco, com destaque para "Filomena e Fedegoso" e "Forró quentinho", de Jackson do Pandeiro, "As sete meninas", de Dominguinhos e "Nas portas dos cabarés", de Antônio Lídio. Em 1993, convidada pelo artista norte-americano Quincy Jones, participou do Montreux Jazz Festival, apresentando-se ao lado de Hermeto Pascoal e Margareth Menezes, inaugurando a sala Quincy Jones. Em 1995, gravou o disco "Live in Montreux". No mesmo ano, participou de uma série de festivais na Europa, tendo-se apresentado em Mainz, Wien, Montcalvo, Lancaster e Cannes. Foi convidada especialmente por Claude Nobs, para, ao lado do cantor pop Phil Collins, participar da comemoração do 30º aniversário do Festival de Montreux. Realizou excursão na Eslovênia, apresentou-se no Roma Jazz Festival e no Ritmos do Mundo, festival na cidade do Porto, em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário