terça-feira, 14 de abril de 2015

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ - Bebida é paixão nacional e faz bem para a saúde

Ao leite, com chocolate, expresso, tradicional, suave. Não importa a variação ou a combinação, o café é uma paixão nacional. E não só no Brasil, tanto que há um dia dedicado à bebida em todo mundo. O Dia Internacional do Café, 14 de abril, celebra uma das bebidas mais consumidas no planeta.

Além de saboroso, o café também faz bem à saúde. No grão, há centenas de substâncias benéficas e, se consumido moderadamente, o café é um grande aliado, previne algumas doenças e pode até retardar o envelhecimento de células, já que tem propriedades antioxidantes.

A cafeína, principal ativo do grão, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome. Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Ao contrário, pode ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como Alzheimer e Parkinson. Também contém substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres, diminuindo em até 28% o risco de diabetes tipo 2 e reduzindo o colesterol. Auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns casos de câncer, como o de cólon e de reto.

"O consumo varia de pessoa para pessoa, mas recomenda-se um consumo de três a quatro xícaras por dia de café, o que representa cerca de 500 mg de cafeína. Essa quantidade estimula a concentração, a memória e o aprendizado", explica Paula Trigueiro, nutricionista do Hapvida Saúde, que recomenda também que as pessoas evitem o exagero na hora de adoçar o café.

Opções variadas e crescimento da oferta: Com o calor das ultimas semanas, tomar café ficou quase impossível. Mas a bebida também pode ser apreciada de forma gelada e refrescante. Quem indica é a consultora de cafés do Pão de Açúcar, Eliana Relvas. “O café pode ser congelado e posteriormente batido com gelo, leite, açúcar e chocolate, ou algumas combinações de sucos de frutas, como laranja, ou até mesmo creme de leite”. Esse jeito de consumir a bebida é bastante conhecido em países como os Estados Unidos e a Europa.
Já a rede McDonald´s incluiu no seu cardápio opções da bebida, como o Café Premium, Café com Leite e Cappuccino para atender a demanda do café da manhã fora de casa. “Os produtos do Café da Manhã são bem procurados no início do dia. Estamos sempre atentos às preferências dos consumidores, por isso oferecemos um cardápio variado, com diversas opções”, conta Darlan Cordeiro, gerente do McDonald’s da Epitácio Pessoa.

O presidente da Associação de Bares e Restaurantes na Paraíba - Abrasel/PB, Paulo Amaral, destaca que o consumo e a exigência dos consumidores têm crescido nos últimos anos. “O gosto do paraibano está cada vez mais sofisticado e, com o crescente consumo do café, isso reflete diretamente na quantidade de cafeterias abertas anualmente no estado", comentou.


Dados sobre a bebida: Em consumo per capita, o Brasil é o 7º país que mais consome café no mundo. No topo do ranking estão Finlândia, Noruega e Suécia. Depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para a economia mundial.

Um comentário: