quinta-feira, 9 de abril de 2015

Casa Astral recebe Mestre Barachinha e Ticuqueiros nesta sexta (10)

Fotos: José de Holanda
A Casa Astral, localizada no bairro do Poço da Panela, recebe nesta sexta-feira (10) às 19h, um dos mais respeitados mestres da Cultura Pernambucana, o Mestre Barachinha e a banda da Zona da Mata Norte,Ticuqueiros Nazaré. Além da música, o evento propõe uma reflexão acerca da dinâmica da Cultura Popular em Pernambuco a partir da realidade dos Maracatus de Baque Solto da Zona da Mata Norte.


Após o bate-papo, os Ticuqueiros apresentam um repertório composto por músicas do primeiro disco Dos Canaviais da Zona da Mata (2007) e do segundo CD Foto do Mundo (2013) com participação do Mestre Barachinha, que entoará marchas e sambas. O nome Ticuqueiros é uma referência ao trabalhador rural, chamado de ‘ticuqueiro’, personagem fundamental da cultura musical da região da Mata Norte, como da própria identidade cultural do Estado de Pernambuco.

Ticuqueiros Nazaré surgiu em 2001 do encontro de jovens das tradicionais escolas de música da cidade: Marquinhos Ralph - voz, sax e pífano; João Paulo Rosa – percussão e vocal; André Arcoverde – guitarra e vocal; Fábio Miranda (Pipa) – percussão e Álison Freitas – contrabaixo. A banda mescla referências musicais e novos elementos sonoros às influências vindas da música tradicional da Zona da Mata Pernambucana, resultando em um som vibrante e muito singular, com letras que traduzem tanto particularidades do homem do campo e sua relação com a cidade, quanto as tradições e costumes desse povo.

Indicado ao PRÊMIO DE MELHOR GRUPO REGIONAL do PRÊMIO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (2014), os Ticuqueiros apresentam ainda a dinamicidade da música local e sua similaridade com outras culturas. Trazem nas letras misturas de ficção e realidade, mas sempre fazendo menção a algum detalhe do mundo em si: do político, do social, do ecológico, das relações humanas e de curiosidades que estão a nossa volta.

O grupo lançou seu primeiro disco Ticuqueiros – Dos canaviais da Zona da Mata em 2007, foi gravado, entre 2005 e 2006, no Batuk Estúdio em Carpina - PE, mesmo local onde ocorreu a mixagem. São 15 faixas que nos remetem à riqueza cultural e musical da região da Zona da Mata de Pernambuco e contou com participações de artistas, amigos e parceiros, entre eles, o músico Siba Veloso, a cantora Isaar de França, a musicista Renata Amaral, os músicos e compositores Tiné e Nilton Júnior. Este último também assina a direção musical; além de Mestres da Cultura Popular: Cosmo Antônio e Mestre João Paulo.

O novo disco da banda, Foto de Mundo, levou dois anos entre gravações, mixagens e distribuição. Contém participações de Jr. Black, Alessandra Leão, Juliano Holanda, Roque Neto, Adelmo Arcoverde e Adiel Luna. Ainda traz André Mucuim no contrabaixo e Juliano Holanda também no baixo e efeitos de guitarra.

O disco foi gravado e mixado no Estúdio Muzak-Recife-PE por André Oliveira e traz à frente da direção musical, o músico e compositor Juliano Holanda. São 12 músicas de compositores diversos como Mazinho Lima, Marquinhos Ralph, André Arcoverde, Bárbara Gonçalves, Luizinho Duarte, Esso Guimarães, Sérgio Cassiano, Alessandra leão e João Paulo Rosa. O novo disco mostra uma banda mais amadurecida sem perder suas características, porém trazendo outras formas de arranjar as músicas, já que o tempo exerce seu papel, no escutar, no entender, no andar e ouvir as músicas do mundo.

Os Ticuqueiros já realizaram várias apresentações mostrando suas músicas e shows nos principais Eventos e Festivais de Música do Estado de Pernambuco; além de apresentações no território nacional, pelo Nordeste (Ceará e Rio Grande do Norte) e Sudeste (São Paulo – SP); e até mesmo internacional. Em 2008 partiram para uma breve turnê da banda na Europa, com shows nas cidades de Portugal (Lisboa e Porto) e Espanha (Barcelona).



Sobre Mestre Barachinha:

Mestre Barachinha é um dos grandes nomes no meio do Maracatu de Baque Solto. Originalmente Caboclo, mas o talento pra cantar de improviso e fazer rimas o tornou um dos maiores poetas improvisadores do estado de Pernambuco. Começou acompanhado seu pai nas sambadas nos engenhos da região, e hoje, juntamente com toda sua família, está diretamente envolvida com todas as etapas do modo de produção cultural desta tradição, da confecção de golas ao embate político e social do Maracatu De Baque Solto. 

Serviço

Show de Ticuqueiros com participação de Mestre Barachinha

Sexta (10) | 19h

Casa Astral: Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 - Poço da Panela

R$ 20

Contatos:

Frank Sósthenes - (81) 9786 7490

Guida Gomes -  (81) 95114090


Nenhum comentário:

Postar um comentário