quinta-feira, 19 de março de 2015

Elenco de "Divina Luz" se prepara para estreia da Paixão de Cristo ao ar livre

Faltando apenas duas semanas para a estreia, os ensaios para "Divina Luz", o espetáculo da Paixão de Cristo deste ano, seguem em ritmo intenso no Teatro Lima Penante, com ensaios todas as noites. A promoção do evento é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Com dramaturgia e direção de Paulo Vieira, o espetáculo da Galharufas Companhia de Teatro será encenado ao ar livre no Ponto de Cem Réis nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril, com duas sessões por noite (às 19h e 21h) e entrada gratuita. A pré-estreia, no dia 2, às 19h, será voltada apenas para a imprensa e convidados, sendo a sessão das 21h aberta ao público.

“Procuro extrair desta obra toda a dimensão humana representada pelo mito de Jesus como arcano universal. A história da Paixão é bastante conhecida, mas por atingir os mistérios da nossa consciência que lembram os nossos mitos fundamentais, ela emociona e é esperada ano a ano como uma aliança entre a cristandade, um ritual em que se reafirmam os preceitos do amor, da fé, da paz, da cordialidade e do sacrifício tantas vezes necessários para conviver”, afirmou o diretor Paulo Vieira.

São 88 profissionais envolvidos na superprodução, entre atores, coristas, músicos, bailarinos e equipe técnica, preparando-se três horas por dia, toda noite. Quem interpreta Jesus é o ator Gledson Júnior. “Ensaiar tem sido uma corrida contra o tempo, considerando a dimensão da equipe. Muitas pessoas têm a chance de consumir teatro apenas uma vez no ano, na Paixão, e para elas este espetáculo apresentará uma visão especial”, afirma.

Encenar uma obra numa arena de 1,6 mil metros quadrados, montada no Ponto de Cem Réis, exige dos atores muito preparo corporal e maior expressividade para se desdobrar nas cenas que simulam aglomeração. “É como se cada ator tivesse que virar dez em certas passagens. Já montamos o ‘esqueleto’ da coreografia, que será desenhada por ritmos tribais, coco, ciranda e maracatu”, cita o coreógrafo Marcos Brandão.

A atriz Suzy Lopes, além de assistente de direção nesta edição, também fará o papel de Maria: “Neste processo de elaboração da personagem, queria ter a chance de mostrá-la não como coitada ou vítima, mas em toda a sua força de grandeza e fé”, diz.    

A Paixão – "Divina Luz" toma por base o Evangelho segundo São João, por ser de forte poder evocativo e profundamente simbólico, segundo aponta o dramaturgo: “A escolha de João se deu não apenas pela originalidade. João era judeu e tinha convivido com Jesus. O evangelho, portanto, não se contenta com meros acontecimentos históricos, pois tem como objeto a fé na pessoa e na obra salvadora do messias”, justifica Vieira, que também acredita que esta leitura pelos olhos do apóstolo tende a acentuar o potencial dramático da história santa.

O ator Thardelly Lima, na Paixão pela sétima vez e vivendo o rei Herodes pela quarta, afirma que Vieira é o tipo de diretor que deixa o ator absolutamente livre ao construir o seu personagem. “Desde a última sexta-feira, tivemos uma visão geral de como o espetáculo ficará, e agora estamos aprimorando cena a cena em separado”, explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário