terça-feira, 6 de janeiro de 2015

'Suplantada no mercado', axé music tem matéria de oito páginas na Veja

A edição desta semana da revista Veja dedicou uma matéria de oito páginas aos 30 Anos de Axé Music. No entanto, o destaque da matéria é a perda de vitalidade do axé nos últimos anos - segundo a Crowley Bradcast Analysis do Brasil, apenas duas canções do gênero ficaram entre as 100 mais tocadas no país em 2014. "Não foi o axé que cansou, mas sim o modelo de Carnaval. O problema é que muitos axezeiros se esqueceram do público que segue o trio para reverenciar os convidados que ficam nos camarotes", opinou Ricardo Chaves.

O estilo, que estourou no Brasil nos anos 1980 com "Fricote" de Luiz Caldas e "É D'Oxum" de Gerônimo, será celebrado no Carnaval de 2015 por causa do aniversário especial. "A axé music não é um movimento da Bahia, mas sim um movimento do Brasil", disse o músico Carlinhos Brown. Em 2014, ele lançou a canção "Por Causa de Você", uma homenagem ao estilo que o lançou para o mundo.
A reportagem traça um panorama histórico, desde o surgimento dos trios elétricos, passando pela consolidação do gênero no Brasil até os dias de hoje, quando, apesar da queda de rendimento, os artistas ainda são reconhecidos nacional e internacionalmente. A matéria na íntegra está na edição 2407 da revista Veja
Fonte Holofotes Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário