domingo, 4 de janeiro de 2015

Noite Para os Tambores Silenciosos em Olinda

Um dos eventos da cultura afro-brasileira, mais aguardados pelos foliões é a "Noite para os Tambores Silenciosos"Vários grupos de Maracatu se reúnem num cortejo que sai dos Quatro Cantos de ‪#‎Olinda‬ até o Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. Durante o percurso, cânticos, tambores e danças afro-brasileiras.

À meia-noite, uma onda de silêncio toma conta das ladeiras. Neste momento, os maracatus pedem proteção aos seus ancestrais para o carnaval.
Durante a escravidão, as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário de todo o Brasil foram os únicos espaços reconhecido institucionalmente como dos negros e eram nelas que os escravos formalmente se expressavam. Vieram depois os Maracatus, nascidos em Casas de Matriz Africana e os laços e a mística permaneceram ,mantendo a fé e o respeito por um espaço de expressão.
Portanto, o ritual da Noite Para os Tambores Silenciosos de Olinda acontece na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como forma de afirmar todos os valores e símbolos agregados em mais de 450 anos de história. Cerimonia religiosa realizada na 2ªfeira prévia ao carnaval de Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário