segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Férias, diversão e saúde

 Com o novo ano, também chegam as férias, o momento de aproveitar o verão e curtir a programação cultural do Estado. Esperado todo ano, o Fest Verão Paraíba 2015 traz, mais uma vez, grandes nomes da música brasileira para agitar o público em sua arena em Cabedelo. Porém, para evitar qualquer imprevisto com a saúde, é preciso prestar atenção a alguns detalhes.

  
Esses festivais de verão exigem energia e hidratação constante para evitar quaisquer tipos de problemas que possam atrapalhar a diversão. De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Tanara Ferreira, nessas situações é necessário consumir alimentos energéticos ricos em carboidratos.



“O ideal é ingerir alimentos como salada de frutas, sucos, biscoitos integrais, pão integral, geléia de frutas, torradas, batata doce e aveia. Então, podem-se fazer combinações como vitamina de frutas, sanduíche com queijo e iogurte com frutas. O importante é realizar refeições reforçadas e saudáveis”, explica.



O cuidado com a alimentação deve prosseguir após os shows para repor, de forma saudável, a energia perdida. Segundo Tanara Ferreira, “como em festas há muita dança, brincadeira, e o corpo fica em movimento, os músculos também necessitam de recuperação. Para isso, é preciso consumir proteína, que pode ser encontrada nas carnes, frangos, peixes, ovos, leites e derivados”, recomenda.



Hidratação é fundamental

O corpo perde muito líquido por causa do calor, das danças e do consumo de bebidas alcoólicas. O recomendado pela nutricionista do Hapvida Saúde é consumir 500ml de água nas horas que antecedem os shows e durante o festival continuar ingerindo o líquido para evitar a desidratação.



“Ao longo dia deve-se ingerir, pelo menos, dois litros de água. Quando se perde mais água ou pelo suor ou mesmo pelo consumo de bebidas alcoólicas, deve-se aumentar essa ingestão. Ao consumir bebidas alcoólicas, deve-se procurar intercalá-las com água para reduzir os efeitos do álcool no organismo”, orienta Tanara Ferreira.



Evite salto alto e rasteirinhas

O salto alto pode ser sinônimo de elegância e sofisticação. No entanto, de acordo com o ortopedista do Hapvida Saúde, Eduardo Dória, as mulheres precisam ter cuidado com o seu uso, pois pode se transformar em um vilão. “O uso desenfreado desses calçados pode resultar em dores musculares, edema nos membros inferiores, deformidades nos pés, varizes, além das vulnerabilidades a torções”, explica.



As mulheres também precisam estar atentas quanto ao uso das rasteirinhas. Elas não conseguem absorver o impacto da caminhada e isso também sobrecarrega os tornozelos e os joelhos. Além disso, as sandálias mais baixas deixam suas usuárias mais vulneráveis a cortes, uma vez que os pés estão desprotegidos. “Sapatos confortáveis como tênis são os mais adequados para esse tipo de festa. O importante é deixar que a saúde fique sempre em primeiro lugar”, revela Dória.



Beleza

E para realçar a beleza, a dica é investir em produtos com maior durabilidade por conta do suor e da possibilidade de chuvas nesta estação. “Para não ficar com o rosto todo borrado, abuse de produtos versáteis e de longa duração, como a sombra lápis intensa de Natura Una, que pode ser usada como lápis para os olhos ou sombra cremosa, com longa duração e à prova d’água. Seu formato facilita aplicação evitando possíveis borrões. A máscara para cílios também deve ser à prova d’água” recomenda Marcos Costa, maquiador da Natura.


Os batons formato stick da marca também são práticos e fáceis de aplicar e têm longa duração de até 12 horas, com alta fixação proporcionando o preenchimento total dos lábios e diminuindo a necessidade de retoque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário