sábado, 3 de janeiro de 2015

Casa da Rabeca realiza 20ª Festa de Reis‏

Em 1995, o Mestre Salu, ilustre brincante e rabequeiro pernambucano, falecido em 2008, deu início a uma das festas mais populares na Casa da Rabeca. Todo dia 06 de janeiro, o espaço celebra o Dia de Reis, unindo religiosidade a manifestações culturais da terra. A edição 2015 do evento relembra os 20 anos da tradição e fecha o ciclo natalino da Casa da Rabeca com apresentações de nove grupos musicais. A festa é gratuita e acontece a partir das 18h.

 O Dia de Reis da Casa da Rabeca relembra o nascimento de Cristo e a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus no 12º dia após seu nascimento. A tradição católica, proveniente de Portugal, ganha novos adornos em Pernambuco, onde a crença é homenageada por manifestações culturais locais, através dos grupos de Cavalo Marinho. Serão oito grupos, originários de Olinda, Condado, Aliança, Araçoiaba, a se apresentar na Casa da Rabeca.



Além do 20º aniversário, o Dia de Reis da Casa da Rabeca acontece em momento único para a história do Cavalo Marinho, uma vez que o folguedo da Zona Mata do Estado foi, em 2014, eleito Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. “Isso mostra que temos que defender e valorizar as nossas raízes e repassar esse legado para as novas gerações. Esse foi o trabalho que meu pai iniciou e que toda a família tem levado adiante”, comenta Pedro Salustiano, organizador do evento. 

A festa ainda terá apresentação do grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada. No palco do espaço, os descendentes do Mestre Salu tocam, representam e dançam, num espetáculo que reúne cores, ritmos e sons que remetem à regionalidade. O Dia de Reis da Casa da Rabeca é realizado com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado. 

SERVIÇO:

20ª Festa de Reis da Casa da Rabeca

Quando: 06 de janeiro (terça-feira)

Local: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)

Horário: 18h

Entrada e estacionamento gratuitos.

Patrocínio: Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

Mais informações: 3371-8197


Programação completa:

Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda

Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda

Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança

Cavalo Marinho do Mestre Batista de Aliança

Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado

Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado

Cavalo Marinho Boi Brasileiro de Condado

Cavalo marinho Boi Coroado de Araçoiaba


Grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada

Nenhum comentário:

Postar um comentário