sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Pátio de São Pedro recebe nesta sexta-feira (12) show de Almir Rouche, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Daniel Bueno e Ed Carlos

O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, completaria 102 anos de idade no próximo dia 13 de dezembro. E para festejar a data, acontece no dia anterior, nesta sexta-feira, dia 12 a 8ª edição do projeto Parabéns Pra Gonzagão, que contará com shows de Almir Rouche, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Daniel Bueno e Ed Carlos, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, localizado no bairro de São José, no Recife. A novidade deste ano é a realização de cinco shows no evento.


O repertório dos artistas será baseado nas canções de Luiz Gonzaga. “O projeto é uma grande homenagem ao sanfoneiro, que traduziu como ninguém as tradições, o folclore, a cultura, os costumes, o linguajar e o cotidiano do povo nordestino em 625 canções gravadas nos quase 50 anos de carreira. Uma verdadeira enciclopédia do Nordeste”, revela o cantor Daniel Bueno, que também é coordenador da festa. 

O objetivo do evento é preservar a memória de Luiz Gonzaga, representante da música nordestina e eleito personalidade do século XX em Pernambuco. O livro Glossário Gonzaguiano, de Daniel Bueno, estará à venda no local por um preço popular.

A edição deste ano tem o apoio da Celpe, Prefeitura do Recife, BNB, Governo do Estado/Empetur e Alepe. 

MEMORIAL LUIZ GONZAGA - É na casa de número 35 do Pátio de São Pedro que funciona o Memorial Luiz Gonzaga, com um dos acervos do artista, entre os muitos espalhados por esse Brasil afora. O espaço atual foi montado com a aquisição da coleção de Mávio Holanda, formada por discos raros de 78 rotações, vinis, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3. Além da exposição permanente, o acervo funciona como centro de pesquisa e documentação, além de oferecer cursos.  


O REI DO BAIÃO - Luiz Gonzaga traduziu como ninguém as tradições, o folclore, a cultura, os costumes, o linguajar e o cotidiano do povo nordestino em 625 canções gravadas nos quase 50 anos de carreira. Representante maior da música popular nordestina, o cantor interferiu, definitivamente, na trajetória do gênero brasileiro ao introduzir os ritmos do sertão do Nordeste, como toada, xote, baião, xaxado, marchinhas, emboladas - no panorama musical do país. Ao reencontrar-se com suas raízes musicais, ajudou a formar a identidade nordestina no imaginário do Brasil, imprimindo ao acordeom uma nova melodia. Na sua busca obstinada pela essência sertaneja, Luiz Gonzaga encontrou nos arquivos da memória, os instrumentos musicais para compor uma orquestração diferenciada, com o sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo. Na vestimenta dos cangaceiros e vaqueiros, o artista descobriu a sua personalidade estética. Foi o primeiro sanfoneiro cantor. Até então, o forró era costumeiramente instrumental. 

Serviço: 

Parabéns Pra Gonzagão 2014 - Aniversário de 102 anos de Luiz Gonzaga

Data: 12/12

Hora: A partir das 19h

Local: Pátio de São Pedro 

Acesso: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário