quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Samba na Vila apresenta Clube do Samba e Everaldo Rodrigues, neste sábado (15) ‏

Com a proposta de promover o intercâmbio entre os diversos artistas de nossa região, fomentando assim a cena artística já existente e atuante do segmento do Samba, é que o projeto Samba na Vila apresenta nesta próxima edição, dia 15/11, a partir das 22h, no Vila do Porto, o Clube do Samba e o cantor Everaldo Rodrigues, que vem diretamente de Mossoró, no RN, para somar o seu talento e musicalidade ao projeto, trazendo bons sambas autorais do seu primeiro EP intitulado Pagando pra Ver. O público interessado em prestigiar esse evento, que firma-se no calendário cultural da capital paraibana, poderá adquirir o ingresso ao preço único de R$ 15 (quinze reais), na bilheteria do local.

Essa é mais uma iniciativa do Clube do Samba, que sob nova produção executiva, vem ganhando notoriedade no cenário local por levar o melhor do samba para os principais pontos de efervescência cultural da grande João Pessoa, intercambiando com os mais diversos artistas que comungam da mesma necessidade de querer enaltecer os valores desse nosso celeiro da boa música, e visando ampliar cada vez mais os seus horizontes, lançará na primeira quinzena de dezembro um show estritamente autoral, onde contemplará composições do próprio grupo, além de diversos compositores paraibanos.

Em seu repertório, em particular, o Clube do Samba abordará os clássicos desse gênero, como Cartola, Dona Ivone Lara, Monarca, Fundo de Quintal e Noel Rosa, assim como a nova safra do samba, como Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Roberta Sá, Mariene de Castro, Teresa Cristina e Revelação, além de músicas autorais que farão parte do primeiro álbum do grupo a ser lançado no primeiro semestre de 2015. Já Everaldo Rodrigues abordará além dos clássicos do samba, as músicas do seu primeiro EP de trabalho, como Pagando pra Ver, título desse material promocional.


Clube do Samba

Com uma proposta de trazer o autêntico samba para as rodas da capital paraibana, o Clube do Samba nasceu em 2006 unindo amigos e amantes do samba de raiz, e comemorou no mês de setembro 9 anos de existência. Já passou por algumas formações em sua trajetória, mas sempre tendo artistas que agregam valores ao projeto, buscando desenvolver um trabalho voltado para valorização do celeiro do bom samba, numa procura incessante pela pesquisa e multiparticularidades que esse ritmo proporciona, como o samba de terreiro, de breque, de roda, rasgado, partido alto e afins. O grupo, atualmente, é composto por 9 integrantes, sendo eles: JB Vocal (vocal), Wagner Mesquita (diretor musical e cavaquinho), Patrick Cardoso (violão sete cordas), Alexandre Leonardo (codireção musical e banjo), Jean Carlos (tantã), Tiago Almeida (surdo e percussão), Negrito (percussão geral e efeitos), Beton (percussão geral e efeitos) e Molico (pandeiro).

O Clube do Samba vem se destacando cada vez mais por levar a sério fazer o samba. Já conquistou um seleto público paraibano, ganhando cada vez mais adeptos, e possui cadeira cativa e projetos fixos nos principais polos de efervescência da capital paraibana, como Vila do Porto, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Cachaçaria Philipéia, e mais recentemente no Tô em Casa, e já está projetando para o primeiro semestre do próximo ano parceria com os restaurantes Donna Branca, Lovina, Bessa Grill, Chopp Time e Colosseum.

Considerado pelo público e pela crítica paraibana como o melhor grupo de samba da atualidade, é um dos artistas mais solicitado pela sociedade pessoense a participar do projeto Sabadinho Bom, promovido pela Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa, e busca sempre levar em seu repertório os clássicos do samba que são o alicerce musical do grupo, como Noel Rosa, Cartola, Candeia, Clara Nunes, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, João Nogueira, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Jair Rodrigues e a madrinha do samba, Beth Carvalho, entre outros, além de enaltecer os mestres do ritmo, o paraibano Jackson do Pandeiro e o pernambucano Luiz Gonzaga. 

Everaldo Rodrigues 

Everaldo Bernadino de Souza Júnior nasceu no Rio Grande do Sul, mas se criou no Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró. Filho de mossoroenses, Everaldo Rodrigues marcou seu nome na música local em meados da década de noventa. Com repertório refinado com boleros e sambas, despertou a atenção dos que fazem a cultura musical.

Ingressou bastante novo na vida artística. Aos dezesseis anos de idade foi bicampeão em concursos culturais estudantis. Entre 1992 e 1996 realizou diversas apresentações em bares, restaurantes e recepções. Entre tantos shows, destaca-se sua participação em 1994 no I Grande Encontro de Artistas da Terra. Fez parte do grupo de axé potiguar “Canta-rê-rê” como vocalista. Anos depois, em carreira solo, fez janela em shows de grandes nomes da música nacional, como Tânia Alves, Jair Rodrigues, Kleiton & Kledir, Joanna, entre outros que participavam do Projeto Nacional Seis & Meia, com sua exibição na cidade de Mossoró/RN.

No fim da década de noventa, Everaldo Rodrigues se dedicou a cursar Medicina. Há um ano e com quase 10 anos de profissão e dedicação constante aos estudos da saúde, ele retorna a um novo trabalho musical. Suas canções vêm regadas com tradicional samba e muito romantismo, intercaladas com plantões e com uma rotina que serve de inspiração para o interprete.

No mês de maio deste ano, lançou seu primeiro EP, como uma prévia de um CD que está sendo finalizado. As músicas foram gravadas em Mossoró e no Rio de Janeiro, sendo remasterizado em Portugal, no mesmo grupo de estúdios. O EP “Pagando Pra Ver” tem cinco faixas, incluindo três músicas do compositor potiguar André da Mata, que também é Diretor Musical do projeto, e junto com Everaldo compôs a música título do trabalho, e traz ainda a regravação de uma música de 1928, chamada “Linda Flor”.

A música “Pagando Pra Ver”, ganhou um clipe antes mesmo da gravação do EP, no final do ano de 2013, e já tem suas canções sendo tocadas nas rádios do Rio Grande de Norte e a entrada na Paraíba é uma consequência deste trabalho feito com profissionalismo e qualidade, por acreditar, inclusive, que há espaço no cenário musical para todos os gêneros, e o samba faz parte da raiz do brasileiro, assim como o forró.  

A produção do Clube do Samba informa ainda que o projeto Samba na Vila ocorre quinzenalmente na Vila do Porto, e promete para o primeiro semestre de 2015 grandes nomes do cenário musical nacional, a exemplo de Mariene de Castro, Amanda Amado, André da Mata e Gabby Moura que são os próximos artistas convidados para compor assim as atrações especiais e fortalecer a identidade cultural de nosso país.

O Vila do Porto fica localizado na Praça São Frei Pedro Gonçalves, nº 08, Varadouro, João Pessoa-PB Fone: 3222-6900.  
Mais informações:  Anne Fernandes | (83) 8806-0165

Nenhum comentário:

Postar um comentário