terça-feira, 4 de novembro de 2014

Gerlane Lops leva o samba pernambucano para Paraíba


Depois de percorrer o estado de Pernambuco e capitais como Rio de Janeiro e Salvador, agora é a vez de João Pessoa receber o show “Da Branca”, da sambista pernambucana Gerlane Lops. A cantora se apresenta neste sábado 08 de novembro, às 14h, no projeto “Sabadinho Bom” (Praça Rio Branco – João Pessoa/PB). 

“Ela merece todo respeito e aplauso do mundo do samba, do mundo da música, enfim... É uma grande sambista, eu acho que o Brasil está precisando, não é apenas Pernambuco!”, com essas palavras, Elba Ramalho, uma das grandes vozes da música brasileira, descreve a cantora, compositora e percussionista pernambucana Gerlane Lops.

Gerlane Lops é atração do projeto “Sabadinho Bom” que acontecerá no dia 08 de novembro, às 14h, na Praça Rio Branco (João Pessoa/PB). Para o momento, a cantora levará o show do seu DVD “Da Branca”, produzido Rede Globo Nordeste, que traz clássicos que selaram a sua carreira. A começar pelo título “Da Branca”, composição de sua autoria que honrosa representou o projeto e o samba de Pernambuco pelo Brasil. “Seu Jeito de Amar”, “Chega”, “Recônvexo”, “Samba do Grande Amor” e “Samba Pra Você” também estão escaladas no repertório. 

Com o “Da Branca”, Gerlane Lops percorreu algumas capitais do Brasil. A capital pernambucana e a “Cidade Maravilhosa” foram as que mais receberam shows da turnê que também já passou por Salvador e agora chega a João Pessoa que ganhará um show à parte, não apenas por ser uma das cidades que mais servem de inspiração para a cantora, mas também pela força e proximidade cultural com Recife. Frevo e homenagens, registrados numa apresentação, no Marco Zero, no carnaval do Recife este ano, estão programados. 

Gerlane Lops - Nascida em Olinda, Pernambuco, com passagem musical no Conservatório Pernambucano de Música e Licenciatura, pela Universidade Federal de Pernambuco, ao longo de sua carreira, conta com expressivas experiências. Em sua trajetória, podemos destacar: Festival Canta Nordeste de 1996, Rede Globo NE, 1º lugar na eliminatória pernambucana e 3º na classificação geral com a música “Tempo de Varanda”, revelando-se como a grande intérprete do Festival; Prêmio de Melhor Arranjo para sua música “Minha Cara” em 1998; Prêmio de Melhor Intérprete com a sua composição “Alma de Poeta”, em 2000, ambos no Festival UNICANTO; Prêmio ACINPE de Melhor CD, eleito pelo voto dos críticos e voto popular como “Os Melhores da Música de Pernambuco em 2009”; 2º lugar no Festival Carnavalesco de Música do Recife 2010, na categoria maracatu, defendendo a obra “Rainha do Morro”, uma das faixas do CD lançado pela Biscoito Fino. 


Galo da Madrugada - A sambista pernambucana, Gerlane Lops, que entrou definitivamente para o rol de artistas consagrados no Galo da Madrugada, após substituir a cantora Daniela Mercury em 2011 a convite da diretoria do bloco, e desde então vem saindo todos os anos com o seu trio elétrico no Maior Bloco do Mundo. 

Gerlane Lops e Elba Ramalho – Em 2011, enquanto Gerlane Lops finalizava a edição do seu DVD “Da Branca”, Elba Ramalho abriu as portas da sua casa e recebeu a sambista pernambucana. A relação não parou aí, Elba em seu estúdio dentro da sua casa, gravou a canção “Tudo Bem” com Gerlane Lops, e a música virou um clipe e faixa do DVD da cantora. Daí então, Gerlane Lops consagrou Elba Ramalho a sua madrinha, levando o nome da cantora para todo o território nacional. 

DVD GERLANE LOPS “Da Branca’’ 2010 - Depois da turnê pelo Brasil, no dia 1º de outubro de 2010, foi realizado a gravação do DVD da Gerlane Lops - “Da Branca”, numa pareceria com a Rede Globo NE. Um registro importante que pontuou seus 14 anos de carreira, desde o início, até o seu mais recente lançamento voltado para o samba, marcando uma virada profissional e artística na vida desta cantora, compositora e percussionista que vem alcançando, com maestria, o devido destaque na mídia e cenário musical do Estado. O show aconteceu em um dos mais importantes Teatros da cidade de Recife, o Teatro Guararapes, e contou com a participação especial dos artistas pernambucanos  Cezzinha, no Acordeon e, do grande representante do Galo da Madrugada, o cantor Gustavo Travassos. No espetáculo, Gerlane canta clássicos do samba e composições de sua autoria como “Samba Pra Você” lançada na gravação e “Da Branca”, titulo do show que foi exibido pela emissora Rede Globo NE como “Especial de Fim de Ano”, em 31 de Dezembro de 2010.
  
Representatividade - Tida pela crítica e público como uma “grande revelação pernambucana”, a musicalidade da artista representa bem toda multiculturalidade existente em nosso Estado, com uma impressionante forma de renovar-se sem perder sua identidade, unindo o velho ao novo, o tradicional ao contemporâneo. Com 03 álbuns (Independentes) lançados no mercado; CD Gerlane Lops “Lorca Canções de Lua” – CD “Gerlane Lops” e Gerlane Lops “Da Branca”, esse último, um CD de samba para homenagear os grandes mestres do País. De um projeto para satisfação pessoal, nasce um lindo show intitulado, Gerlane Lops “Da Branca”, onde a cantora mostra todos os sambas que fazem parte de sua vida. O sucesso do espetáculo ganha notoriedade e Gerlane amadurece o show dividindo grandes noites com mestres da música brasileira como Martinho da Vila, Elza Soares, Luiz Melodia, Diogo Nogueira, Alcione, Dudu Nobre, Serginho Meriti e Antonio Carlos Nóbrega. 

Bahia - Se apresentando pela primeira vez em 2010, no Trio “Arrastão de Salvador”, na quarta-feira de cinzas, no circuito Barra - Ondina, a convite do Carlinhos Brown, Gerlane contagia o público presente ao levar toda euforia do Frevo para a Bahia. 

Teatro Rival RJ – A convite da sambista carioca, Ana Costa, no show “Novos Alvos”, a Gerlane Lops leva toda sua musicalidade para o Teatro Rival, Rio de Janeiro, em 2010, com a participação especial do cantor Belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário