terça-feira, 21 de outubro de 2014

Especialista alerta para riscos de transtornos de ansiedade

A ansiedade é conhecida muitas vezes como um fenômeno que pode beneficiar ou prejudicar, dependendo das circunstâncias ou intensidade em que ocorre. Estudos apontam para os transtornos de ansiedade como doenças relacionadas ao funcionamento do corpo às experiências da vida e estes podem levar ao indivíduo sérios problemas.

De acordo com Daniela Marinho, a psicologia busca compreender e trabalhar essa ansiedade, para que, dessa forma, o individuo aprenda a administrar, evitando assim o quadro patológico. “A ansiedade é uma sensação normal e natural de todo ser humano e tem uma importante função, que é de nos alertar para situações de risco. Além disso, em certa dose, é considerada saudável, pois nos motiva ao progresso”, explica a psicóloga clínica do Hapvida Saúde. 

Conhecida como um fenômeno normal a ansiedade precisa de observação quanto traz sofrimento psíquico ao sujeito, ou seja, quando o paralisa ou o prejudica em alguma área da vida. “Pode atingir o desempenho das atividades de maneira geral, como estudo e trabalho quando em nível elevado”, explica. Para evitar a situação desconfortável da ansiedade é comum pessoas deixarem de realizar ações simples do dia a dia, como usar um elevador. 


Entre as estratégias de enfrentamento ao transtorno cada ser humano vai funcionar de uma maneira distinta. A psicóloga do Hapvida ressalta a importância do aprender a compreender a sensação de ansiedade e negociar com os próprios pensamentos, é um caminho. Para isso, existe a psicoterapia, que vai auxiliar nesse processo. A prática de atividades físicas também pode ser indicada como uma forma de externar essa energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário