quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação: Mudança de hábitos é fundamental para garantir qualidade de vida

Cada vez mais, as pessoas buscam informações e orientação a respeito de alimentação e saúde. E este é um dos objetivos do Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta-feira (16): fazer uma reflexão sobre a importância dos cuidados com a nutrição, assim como sobre o consumo consciente dos alimentos.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Tanara Ferreira, as mudanças de hábitos têm como principal finalidade a manutenção não só da parte física, mas também da psicológica. “A alimentação correta, variada, saudável e balanceada é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar. Ter uma boa alimentação é sinônimo de qualidade de vida, por isso a população é incentivada a ter bons hábitos”, explica.

Não é difícil encontrar uma pessoa que tenha decidido mudar seu estilo de vida. Há alguns anos, a vocalista da banda Forró Pegado, Kelly Silva, começou a sentir os efeitos de uma alimentação descuidada. Com uma rotina corrida de shows, ensaios e gravações, o principal motivo que a fez prestar atenção nos seus hábitos foi a fadiga constante. “Eu tinha uma alimentação completamente errada e à base de muita fritura, massa, doces e tudo o que via pela frente. Mas isso começou a me fazer mal”, confessa Kelly.

Segundo Tanara Ferreira, o consumo desses alimentos produz uma série de desequilíbrios nutricionais. “A alimentação rica em frutas e verduras é essencial, assim como a prática de atividades físicas diariamente, pois ambos podem controlar e reduzir a pressão arterial, diminuir o percentual de gordura e melhorar o metabolismo da glicose”, afirma.

Pesando, atualmente, 60 kg, Kelly mantém uma alimentação restrita em açucares, gorduras e sal e procura conciliar seu novo estilo de vida com as viagens para cumprir agenda de shows. “Eu compro o que preciso para montar minhas refeições e levo tudo dentro de uma mala térmica para seguir à risca”.


Algumas mudanças são essenciais para adquirir qualidade de vida e manter a saúde em dia. “É necessário, todos os dias, beber pelo menos dois litros de água, praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas, fazer três refeições e dois lanches saudáveis e evitar bebidas alcoólicas e o fumo”, orienta a nutricionista do Hapvida Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário