sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Adiado a 10ª edição do Festival Mundo em João Pessoa

Nota de Esclarecimento sobre o 10º Festival Mundo

Vimos a público informar sobre a 10ª edição do Festival Mundo de artes integradas e cultura independente, que estava marcada para acontecer em novembro do corrente ano, 2014, mas que por motivos de força maior terá que ser adiado. Foram 9 edições consecutivas realizadas desde 2005, trazendo centenas de grupos e agentes locais, nacionais e internacionais, para participarem de mostras e formações, principalmente nas áreas da Música, Artes Visuais, Cinema, Artes Cênicas, Cultura Digital, Meio Ambiente e Economia Criativa. Será o primeiro ano, desde seu surgimento, que não haverá o Festival Mundo, que muito mais que um evento, se tornou uma plataforma colaborativa capaz de gerar zonas autônomas temporárias onde arte e cultura independente, ideias livres e novas experiências encontram espaço propício para a contaminação e compartilhamento, conectando a Paraíba com outros territórios do Brasil e do mundo.
 Durante toda a pré-produção da 10ª edição do maior festival independente do estado, enfrentamos sérias dificuldades para viabilizar a sua realização. Primeiro, a notícia da Usina Cultural Energisa sobre a impossibilidade de utilizar a Tenda Música para os shows, por determinação da diretoria nacional, devido a reclamações recebidas em virtude do som. Tal fato nos levou a uma aventura para conseguir um espaço adequado para receber um projeto com esse porte, uma vez que o Espaço Cultural já reinaugurou com a agenda cheia até o fim do ano. Some-se a isso a já tradicional dificuldade para conseguir patrocínios e apoios, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, e temos então um projeto inviável.
Para nós que fazemos o Festival Mundo, é sintomático um caso como esse num estado que está entre um dos últimos no ranking nacional de investimentos em cultura. Nosso estado e municípios ainda enfrentam a falta de políticas públicas para a cultura que sejam estruturantes e criem condições de desenvolvimento de um cenário sustentável. Em tempos de eleições, é preciso dizer que falta muito pra ficar bom: de espaços com estrutura até legislações adequadas, situações que nos fazem enfrentar problemas como o da “poluição sonora” ou do não interesse da iniciativa privada para investir no setor. Há muito o que se avançar e estruturas sólidas a serem implementadas, que não deixem nas mãos de uma gestão a vontade de fazer ou não, precisamos de política de estado para a cultura na Paraíba.
Porém, mesmo sabendo do vazio que fica na agenda cultural do estado, não queremos ficar, nem deixar ninguém pra baixo. Muito pelo contrário, achamos que há sempre um momento de “dar um passo para trás, para poder dar dois para frente” e queremos provocar todos vocês, para todos juntos, fazermos o 10º Festival Mundo em outubro de 2015, no Espaço Cultural. Uma edição comemorativa, inesquecível e muito especial para o festival e para a música e a cultura independente da Paraíba! Vamos nessa?
João Pessoa, 14 de outubro de 2014
Atenciosamente,
Coletivo Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário