terça-feira, 9 de setembro de 2014

Olodum comemora o Réveillon etíope com atividades no Pelourinho

Pode parecer estranho para os brasileiros, mas na próxima quinta-feira, dia 11 de setembro é comemorado o Ano Novo na Etiópia. Por isso, o Olodum que tem como tema para o Carnaval 2015 “Etiópia, a Cruz de Lalibela e o Pagador de Promessas” promove uma programação especial em comemoração ao Réveillon do país.

Será realizado um desfile cívico pela Escola Olodum em homenagem a passagem de Ano Novo Etíope e Primavera dos Povos Africanos nas ruas do Pelourinho, a partir das 16h30. Durante a noite, a partir das 19h, na Casa do Olodum o tema ‘Etiópia: Novo Espírito da África’ será discutido entre o presidente do Olodum, João Jorge, o secretário da embaixada da Etiópia no Brasil, Saraji Saraji Abdella e o representante do site Correio Nagô, Paulo Rogério.
Chamado no país de Enkutatash (ano novo), que significa ‘presente de jóias’, é comemorado no primeiro dia do mês de Meskerem no calendário etíope e marca o retorno da Rainha de Sabá à Etiópia. Além disso, o calendário do país africano é atrasado em sete anos e oito meses em relação ao calendário gregoriano, que é seguido pelos brasileiros e muitos outros países. Sendo assim, os etíopes comemoram agora a virada para o ano de 2007.
Já no próximo domingo, dia 14 de setembro, as comemorações serão à base de música. Os tambores da banda percussiva do Olodum animam a Praça Tereza Batista (Pelourinho) e recebem convidados, a partir das 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário