terça-feira, 12 de agosto de 2014

Festival da Cajuína deve atrair mais de 30 mil pessoas em Teresina/PI

De 14 a 16 de agosto o Parque Potycabana em Teresina recebe a 2ª Edição do Festival da Cajuína. O evento realizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (CAJUESPI) junto com o Sebrae, vai promover a bebida tipicamente piauiense através de cursos, oficinas, e palestras, além da venda e exposição da cajuína e produtos feitos à base de caju. Em seus 3 dias de realização, o evento deve atrair 30 mil pessoas.


Uma das novidades do Festival em 2014, é a praça de alimentação, que vai oferecer aos visitantes, somente pratos tendo o caju como o principal ingrediente. Além disso, refrigerantes não vão ser vendidos, sendo a Cajuína o destaque entre as bebidas.

De acordo com Lenildo Lima, presidente da Cajuespi, a expectativa é a de que o Festival reúna 800 produtores de Cajuína de todo o Estado, em 47 estandes que vão ser distribuídos na Potycabana. “Hoje temos cerca de 3 mil produtores no Piauí, e já estamos em contato com vários municípios, que vão trazer caravanas para Teresina. Precisamos colocar a Cajuína em evidência, e nada melhor do que fazer isso no mês de aniversário da capital”, conclui Lenildo. Ele informa ainda que a Cooperativa conta também com o apoio da Prefeitura de Teresina.

E para as noites do evento, estão programadas apresentações de artistas como Vágner Ribeiro e Valor de PI, Anderson Rodrigues e Banda, e Gonzaga Lu.
A abertura do Festival da Cajuína acontece na quinta-feira, 14 de agosto, a partir das 19 horas, no Parque Potycabana.

INFORMAÇÕES CAJUÍNA PIAUÍ
O Estado do Piauí possui 3 mil produtores de Cajuína, e desses, cerca de 1000 fazem parte da CAJUESPI (Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí), que tem como presidente, Lenildo Lima.
Em 2013, só a Cooperativa foi responsável pela produção de 900 mil garrafas de cajuína, sendo que 70% é consumida pela cidade de Teresina, e 30% da bebida é exportada para outros Estados.


A produção de cajuína depende do caju e das condições climáticas para seu cultivo, e por conta da estiagem que atingiu o Piauí nos últimos anos, houve queda de 50% na produção da bebida em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário