sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A violinista pernambucana, Mariama Alcântara se apresenta neste sábado (9) em João Pessoa

A violinista pernambucana, radicada nos Estados Unidos, Mariama Alcântara se apresenta neste sábado (9) junto com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) em concerto erudito, às 18h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita. Nesta quinta apresentação da temporada 2014, a OSMJP tocará peças românticas de J. Brahms e H. Wieniawski. Terá a regência do maestro titular Laércio Sinhorelli Diniz, que conduziu as últimas apresentações, sempre com salas lotadas. O último concerto teve como convidado o também primeiro violinista Alberto Johnson, da Camerata Nova Holanda, e obras de Mozart, Beethoven e Dvorak no programa.


Mariama Alcântara – Com 22 anos, começou os estudos em violino aos 7, com o professor Ademar Rocha, no Centro Musical Suzuki, em João Pessoa, e posteriormente, com Yerko Tabilo e Sandra Aquino, na Universidade Federal da Paraíba.

Aos 12, participou como solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba e do Conservatório Pernambucano de Música. Fez masterclasses com os professores Benjamin Sung (da Universidade do Estado da Flórida), Betina Stegman, Guillaume Tardiff, Soh-Hyun Park Altino, Paulo Bosísio, Ole Bohn, James Alexander, Daniel Guedes,Ala Aranovskaya, Ole Krysa (Eastman School of  Music), e Violaine Melançon (do Instituto de Música de Peabody, Massachussetts) .

A incursão por festivais nacionais a credenciou como spalla da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música entre 2009 e 2010. Desde 2012, cursa o bacharelado na Universidade de Memphis, onde recebeu o prêmio de aluna-destaque do seu departamento de música. “Depois de me formar, pretendo investir num mestrado e doutorado por aqui, nos EUA”, diz, determinada.

O maestro - O carioca Laércio Diniz começou a carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck, no Lincoln Center.

Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na sigla em Português), Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff e Susanne Rabenschlag, e música de câmara com o quarteto Amadeus. No Brasil, teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky.

Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil e da orquestra de época Engenho Barroco assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra em 2011, com a qual gravou o seu primeiro DVD pelo selo Aureus Records. No mesmo ano, passou a ser patrocinado pela seguradora que denominou o projeto, realizando anualmente dezenas de concertos pelo Brasil e exterior.

Em 2012, gravou na Lituânia o álbum “Saudades do Brasil”, com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud, ao lado da Lithuanian National Symphony Orchestra. Para 2015 prepara uma turnê de 12 concertos pela Alemanha, Bélgica e Holanda.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa
Regência: maestro Laércio Sinhorelli Diniz
Solista: violinista Mariama Alcântara
Data: sábado (9)
Horário: 18h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário