quinta-feira, 28 de agosto de 2014

28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Para ajudar o próximo não precisa de dia nem de lugar, apenas a conscientização de que cada um pode doar um pouco do seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Assim, vale destacar o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado hoje (28/8), que ressalta a importância da participação social em prol de causas e setores em que os investimentos governamentais não são suficientes.



Para a médica Andréia Gadelha, presidente da Associação Donos do Amanhã, criada para apoiar o tratamento de crianças portadoras de câncer, o trabalho social é uma troca. Você doa e recebe. “Quando você vê o sorriso de uma criança, no nosso caso a criança com câncer, você volta para casa iluminado! Aquele sorrisinho, aquele pegar na mão, aquele abraço, traz todo um benefício... uma sensação de bem-estar, de saúde”, comenta.



Na Associação Donos do Amanhã existem vários tipos de voluntários: médico, contador, assistente social, enfermeiro, psicólogo, cozinheiro, servente, secretária, músico, entre outros. “Às vezes as pessoas têm certo receio de lidar com a doença ou com o problema que ela gera, mas não precisa ser voluntário dessa forma. Com o que você tem, você pode ser um voluntário. Qualquer pessoa pode ajudar” ressalta.



Um exemplo de ajuda é a participação popular na campanha McDia Feliz na Paraíba, que arrecada recursos para projetos de combate ao câncer infanto-juvenil. A campanha também é sucesso graças à participação voluntária de funcionários, franqueados e fornecedores da rede McDonald’s. O McDia Feliz é o dia de maior movimento nos restaurantes da rede e, para atender toda essa demanda, as lojas recebem apoio de funcionários e ex-funcionários, que trabalham de forma voluntária neste dia. Além disso, franqueados e fornecedores doam os produtos vendidos durante a campanha e cerca de 30 mil voluntários incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer infanto-juvenil.

Campanhas e doações 

É mirando nesses benefícios que os empresários têm dado cada vez mais atenção à questão da responsabilidade social, seja por meio de trabalho voluntário ou com campanhas solidárias e doações. 

O Paraíba Cap, por meio do Instituto Ativa Brasil (que atende 29 instituições em todo o país), contribui mensalmente com o Hospital Padre Zé, além da Creche Amiguinhos e a APAE de Campina Grande, com o repasse semanal de 3% do valor que é arrecadado com a venda do título de capitalização. A partir dessa ajuda, o hospital registrou vários avanços, como, em 2013, a inauguração da Casa de Convivência Positiva João Paulo II, destinada ao tratamento dos portadores do vírus HIV de todo o Estado, e a criação, prevista para este ano, de mais 52 leitos, aumentando a capacidade de atendimento. 

A Natura também incentiva suas consultoras a se engajarem em projetos que valorizam o ensino público. Desde 1995, a linha Crer para Ver, de produtos não cosméticos, tem o lucro líquido revertido para projetos educacionais administrados pelo Instituto Natura, que são destinados a melhoria da educação pública no Brasil e na América Latina.

A marca fechou 2013 com mais de 17% das suas consultoras do Norte/Nordeste engajadas no Crer para Ver, trabalhando voluntariamente pela causa e incentivando seus clientes a adquirirem produtos da linha, principal fonte de recursos do Instituto Natura. Somente na Paraíba, 139.482 alunos, de 3.402 escolas, dos 223 municípios do estado, foram beneficiados com projetos promovidos pelo Instituto Natura no ano passado. 

Já o Instituto GPA realiza, ao longo do ano, campanhas de arrecadação de livros, roupas e brinquedos, que envolvem colaboradores e clientes de todo o país. Os itens arrecadados são distribuídos às organizações sem fins lucrativos localizadas nas proximidades das unidades. As lojas das redes Extra, Pão de Açúcar e Assaí, em João Pessoa e Campina Grande, possuem urnas especiais para doações. Em 2013, foram arrecadados mais de 545 mil livros, 490 mil peças de roupas e mais de 64 mil brinquedos em todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário