domingo, 29 de junho de 2014

Muriçocas do Miramar 2015

Foto; Divulgação
Frevo, samba, axé e pop, com essa mistura de ritmos é o Bloco Muriçocas do Miramar atrair milhares de foliões, ao 29º desfile do bloco mais esperado da prévia carnavalesca de João Pessoa. Em 2015 o bloco sai dia 11 de fevereiro

Descrição

A ideia de criação do bloco surgiu em uma festa de aniversário de Thiago de Lima Gualberto, no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Foi uma festa com muitas brincadeiras e sorteios onde todas as crianças estavam fantasiadas e o tema era pirata. Ao final da festa as pessoas estavam tão animadas que resolveram sair pelas ruas do bairro fazendo barulho, batendo latas e panelas.

Nessa época a cidade de João Pessoa ficava vazia devido à falta de carnaval e as pessoas saíam em busca da festa de Momo em Olinda, Recife e Salvador. Só ficavam na cidade as muriçocas que abriam alas para voar. Os fundadores homenagearam as muriçocas do bairro onde moravam, denominando o bloco de Muriçocas do Miramar.

O bloco ganhou as ruas da capital pela primeira vez em 1987. Eram umas 50 pessoas seguidas por um carro de som e por uma carroça puxada por um burro conduzindo a criançada. Os foliões saíram cantando pelas ruas o Hino das Muriçocas, de autoria do compositor Fuba que também criou o termo "Quarta-feira de Fogo" pelo fato do evento acontecer uma semana antes da "Quarta-feira de Cinzas".

O primeiro estandarte foi pintado por José Altino, artista plástico e também morador do bairro do Miramar. E desde então todos os estandartes têm sido obras de artistas da terra, à exceção do estandarte de 1988, que foi pintado pelo artista baiano Hans Petta que naquela época estava conhecendo a cidade e pediu para ser o autor do estandarte daquele ano. Gente conhecida internacionalmente como Flávio Tavares, Alice Vinagre, Sérgio Lucena e Marlene Almeida já assinaram os estandartes que anualmente saem às ruas no dia do desfile. Esses estandartes permanecem expostos na sede da agremiação e fazem parte da história do maior bloco aberto de arrasto do mundo em carnaval de prévia.

Foi também no ano de 1988 que foi lançada a camiseta e saímos com um pequeno trio elétrico. Ao longo do tempo trabalhamos com os artistas da terra, como: Jairo Madruga, Gracinha Teles, Lis Albuquerque, Dadá Venceslau e outros. Só em 1996 tivemos a primeira atração nacional e desde então já trouxemos nomes como: Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Tânia Alves, Lenine, Chico César, André Rio, Carlinhos Brown e vários outros nomes representativos do universo musical brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário