quarta-feira, 28 de maio de 2014

Natura e bigBonsai apresentam o documentário Dominguinhos

Natura e bigBonsai apresentam o documentário Dominguinhos a partir de 5 de junho nos cinemas de Salvador, Recife, Garanhuns, Fortaleza e João Pessoa. Longa produzido dirigido por Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar traz raras e preciosas imagens de arquivo e grandes encontros musicais. 

Dominguinhos foi idealizado por Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian. A produção, da bigBonsai, com direção assinada por Joaquim Castro, Nazarian e Mariana apresenta uma série de imagens de arquivo, narração feita pelo próprio Dominguinhos e trechos de shows célebres - como uma apresentação muito bem humorada com Dominguinhos e Luiz Gonzaga no palco. Mas não é só: há também duetos com uma Nana Caymmi bastante emocionada, Elba Ramalho, Nara Leão, Gilberto Gil e Gal Costa. O projeto foi patrocinado pelo edital nacional 2010 do programa Natura Musical.
“Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música”. Mariana Aydar sintetiza o porquê do seu interesse em realizar uma obra que homenageia este que é um dos ícones da música brasileira. Nela, a cantora menciona singularidades bastante marcantes na obra desse exímio sanfoneiro: seu refinamento musical, sua universalidade. “Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples”, diz ela.
O longa valoriza a experiência sensorial e cinematográfica e se aprofunda nos arquivos de imagem e fonogramas raros, numa viagem conduzida pelo Dominguinhos. Ouvimos o próprio falando de sua infância, do pandeiro como seu primeiro instrumento, dos onze dias de viagem entre Garanhuns e o Rio (em 1954), de seu primeiro casamento, de sua parceria de vida e de música com Anastácia, sua segunda mulher, sua mescla de ritmos, de influências. Estão ali registros de Dominguinhos, um músico popular, mas que encanta os eruditos pelo virtuosismo e capacidade de improviso, que passou por todos os ritmos e tendências.
Nazarian, um dos idealizadores e diretores do longa, resume o processo de realização do documentário: “Durante três anos o acompanhamos continuamente, de sala de concerto a casa de reboco. Testemunhamos alguns dos momentos mais marcantes de uma das manifestações mais inspiradas que a música já produziu. Presenciamos encontros e despedidas, esplendores e misérias, ouvimos histórias, lembramos saudades. Vimos Juazeiros, Assuns Pretos e Asas Brancas e todo o sertão nordestino brotar em uma tarde musical com Hermeto Paschoal. Escutamos histórias de amizade, da estrada, da vida, de morenas e xodós na conversa com Gilberto Gil. Fomos no começo, no sertão de tudo, e acompanhamos ate o final, a sua travessia. Dominguinhos completou seu ciclo. Sua história vai ficar”.
Mariana Aydar conta: “A jornada do documentário começa há seis anos. Nossa ideia era mostrar o Dominguinhos sertanejo, o menino pré destinado a ser o sucessor de Luiz Gonzaga, o artista popular, sim. Mas também era mostrar um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música. Dominguinhos que escolheu o nome de sua filha Liv por causa do Bergman, Dominguinhos motorista, vô. Dominguinhos generoso , que não sabe dizer não”.
Já Deborah Osborn, produtora, revela detalhes de produção. “Realizamos uma pesquisa imensa, em todos acervos, aqui no Brasil e no exterior também, procurando tudo que pudesse existir de imagem, entrevistas e áudios que se relacionassem a Dominguinhos. Afinal, queríamos revelar ao público o Dominguinhos que vai muito além do estigma do mestre do forró - um músico autodidata capaz de tocar e criar todos os gêneros musicais possíveis. Quando percebemos, tínhamos a história de Dominguinhos por ele mesmo, contada ao longo de diversas entrevistas, em diversas fases e momentos da vida, de diversas formas. E optamos por uma linda narrativa em primeira pessoa. E só conseguimos porque a equipe, todos os músicos, acervos, editoras e gravadoras também foram - como Dominguinhos - generosos nessa homenagem. Só a TV Cultura, coprodutora do projeto, por exemplo, entrou com 20 minutos em material de arquivo. Para se ter uma ideia, temos mais de 20 fontes de materiais de arquivo e 28 obras musicais que entraram no corte do filme.”
Para a gerente da área de Apoios e Patrocínios da Natura, Fernanda Paiva, o projeto materializa uma das propostas do Natura Musical que é perpetuar e dar acesso ao nosso legado musical. “Dominguinhos é um ícone. Um dos músicos mais talentosos da nossa história, que influenciou gerações e ajudou a elevou a música regional e tradicional a um patamar nacional. Esse projeto é um importante registro de sua história”, explica.
Ficha Técnica Dominguinhos
Idealização, Direção Musical e Produção Associada: Eduardo Nazarian, Mariana Aydar e Duani
Produção: Deborah Osborn, Felipe Briso e Gilberto Topczewski
Direção: Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar
Produção Executiva: Deborah Osborn
Roteiro: Di Moretti
Montagem: Joaquim Castro
Pesquisa: Eloa Chouzal 
Desenho de Som: Joaquim Castro e Edson Secco
Direção de fotografia: Tiago Tambelli, Pedro Urano
Direção de Cenas: Felipe Briso e Joaquim Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário